Recém-nascido a termo, peso de nascimento 2680 g, escore de Apgar de 1º e 5º minutos de 9 e 10, respectivamente. Permaneceu em alojamento conjunto, não apresentou intercorrências clínicas e recebeu alta com 48 horas de vida, pesando 2400 g. A mãe, primigesta, procurou o pronto-socorro dois dias após a alta, referindo que o bebê chora excessivamente. Ao exame, o recém-nascido apresentava-se choroso, ictérico em face, tronco e raiz de membros, mucosas semiúmidas, pesando 2320 g. A hipótese diagnóstica mais provável é:
A
icterícia do leite materno
B
icterícia da amamentação (ou relacionada ao aleitamento materno)
C
icterícia por isoimunização Rh
D
icterícia por deficiência congênita de glucuronil transferase
E
atresia de vias biliares
Outras questões
Analise a figura do teste de Rinne reproduzida abaixo, em que a condução aérea dura mais tempo do que a condução óssea, e considere as condições clínicas associadas à hipoacusia.I - Exposição sustentada a ruído; II - Uso de fármacos ototóxicos; III -Tumor do 8º nervo craniano. Quais delas podem ser a causa da perda auditiva neste caso? ( Conforme imagem do caderno de questões)
Homem, 48 anos, procura consultório com queixa de zumbido em orelhas há 6 meses. Nega outras queixas. Antecedente pessoal: hipertensão arterial controlada com uso de losartana 80 mg/dia, câncer de tireoide há 15 anos, com exames de seguimento normais (sic). Trabalha em fábrica de papel, na área de produção, com turnos de 6 horas, com uso irregular de equipamento de proteção individual nos últimos 8 anos e trabalhou em escritório de advocacia em serviços gerais. Antecedente familiar: perda auditiva paterna. Exame físico geral: inalterado; otoscopia: normal. Audiometria: (Conforme imagem do caderno de questões). Em relação ao audiograma podemos afirmar que:
Homem, 56a, refere queixa de secreção nasal purulenta continua há 6 meses, com dor recente entre os olhos com reflexo para a região occipital há 1 mês. Realizou tratamento com vários antibióticos para sinusite durante o último ano. Antecedente pessoal: nega uso de outros medicamentos, tabagismo e etilismo; trabalha em fábrica familiar de móveis há 30 anos. Tomografia de seios da face: (Conforme imagem do caderno de questões). É PROVÁVEL QUE O PACIENTE:
Homem de 72 anos de idade queixa-se de dor lombar de forte intensidade há um dia. Dor tem característica em pontada em região lombar alta contínua, sem melhora com analgésicos comuns. Faz uso de estatina por dislipidemia há 10 anos, histórico de urolitíase e é tabagista de longa data. Exame clínico: pressão arterial = 172x102 mmHg, frequência cardíaca = 98 bpm. O restante do exame clínico está sem alterações. Realizando radiografia lombar que se encontra a seguir. (Conforme imagem do caderno de questões). Considerando a principal hipótese diagnóstica, qual dos exames a seguir está indicado?