Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Recém-nascido a termo, peso de 3200 gramas, recebeu alta após 48 horas de vida, sugando bem seio materno e apresentando icterícia discreta (bilirrubina = 8 mg/dl predominando a fração indireta). Mãe tipo sanguíneo O Rh+ e Recém-nascido tipo O, Rh+. No 12º dia de vida permanecia ictérico em bom estado geral. Exame físico normal e ganhando peso. Bilirrubinas totais = 12 mg/dl com bilirrubina indireta = 11,52 mg/dl. Assinale a alternativa que indica a conduta correta.

A
Manter aleitamento materno e iniciar fototerapia.
B
Suspender aleitamento materno e reiniciar somente após queda da bilirubina.
C
Iniciar leite artificial.
D
Manter aleitamento materno e prescrever fenobarbital.
E
Manter aleitamento materno e observar evolução.
Paciente do sexo feminino, de 33 anos, há um mês apresenta edema progressivo de membros inferiores e face. Na avaliação feita no CAIS, foram observadas, no exame de urina, hematúria ++/4, leucocitúria +/4 e proteinúria +++/4. A investigação laboratorial de causa secundária mais importante para o caso é:
Leia o caso a seguir. Um lactente de 18 meses apresenta história de obstipação desde o nascimento. Quanto ao desenvolvimento neuropsicomotor, não anda e não fala. Nasceu a termo com peso de 3000 g e estatura de 49 cm e apresentou icterícia neonatal tardia com duração prolongada. Ao exame, apresenta estatura abaixo do percentil 3 (OMS), língua protusa, cabelos secos e quebradiços, pele seca e áspera. Fontanela anterior aberta. Abdome globoso com hérnia inguinal. Diante desse caso clínico, qual o exame complementar obrigatório para confirmação diagnóstica?
Um homem de 55 anos, com insuficiência cardíaca congestiva, vem em tratamento com aspirina, enalapril e furosemida. Durante o acompanhamento, nota-se aumento progressivo das escórias nitrogenadas e hipercalemia. Retirado o enalapril, aos poucos a calemia e a creatinina sérica voltam ao normal. Algumas tentativas de reintroduzir tanto inibidores da enzima conversora de angiotensina quanto antagonistas do receptor da angiotensina levaram novamente aos efeitos citados. Visando a aumentar sua expectativa de vida e prevenir aqueles efeitos colaterais, a combinação de drogas que deve ser usada para substituir o enalapril no tratamento deste paciente é:
O achado anatômico mais comum em uma criança com atresia de esôfago é:
Compartilhar