Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Recém-nascido a termo, sem fator de risco identificado à anamnese perinatal, nasceu hipoativo, com hiporreflexia e frequência cardíaca de 120 bpm. Sem sinais de cianose central, apresentava-se, porém, em apneia. O índice de APGAR foi 5 no primeiro minuto. Inicialmente, foi feita estimulação tátil, enquanto a boca e as narinas eram aspiradas. Em seguida, procedeu-se a ventilação com pressão positiva e oxigênio no sistema de balão autoinflável e máscara. Após 30 segundos, a criança continuava sem resposta, mantendo-se com boa frequência cardíaca e rosada. A ventilação foi mantida por mais 30 segundos, porém a apneia persistia, e houve queda da frequência cardíaca (90 bpm). A mãe recebera mepivacaína e fentanil na anestesia peridural. Com base nestes dados, a conduta mais adequada é administrar, por via intravenosa:

A
Adrenalina 1:10.000 na dose de 0,1 ml/kg.
B
Albumina na dose de 20 ml/kg.
C
Bicarbonato de sódio molar na dose de 2 mEq/kg.
D
Naloxona (0,4mg/ml) na dose de 0,1 mg/kg.
E
Solução de ringer lactato na dose de 10 ml/kg.
De acordo com o calendário básico de vacinação da criança do Ministério da Saúde do Brasil de 2008, assinale a alternativa correta:
Levando-se em consideração o lactente sibilante, assinale a alternativa com a afirmação correta.
Considere as afirmações abaixo sobre sífilis congênita: I - A transmissão vertical do treponema pallidum ocorre no terceiro trimestre da gestação, em qualquer estágio clínico da doença materna. II - Aborto espontâneo ou natimortalidade ou morte perinatal ocorre em aproximadamente 40% das crianças infectadas a partir de mães não tratadas. III - Mais de 50% das crianças infectadas são assintomáticas ao nascimento, com surgimento dos primeiros sintomas, geralmente, nos primeiros três meses de vida. Qual a alternativa correta?
Primigesta tabagista de 25 anos, 28 a semana de gestação, apresenta na consulta de pré-natal altura uterina de 23 cm. Neste caso, para confirmar a principal hipótese diagnóstica é indicado:
Compartilhar