Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Recém-nascido a termo, sem fator de risco identificado à anamnese perinatal, nasceu hipoativo, com hiporreflexia e frequência cardíaca de 120 bpm. Sem sinais de cianose central, apresentava-se, porém, em apneia. O índice de APGAR foi 5 no primeiro minuto. Inicialmente, foi feita estimulação tátil, enquanto a boca e as narinas eram aspiradas. Em seguida, procedeu-se a ventilação com pressão positiva e oxigênio no sistema de balão autoinflável e máscara. Após 30 segundos, a criança continuava sem resposta, mantendo-se com boa frequência cardíaca e rosada. A ventilação foi mantida por mais 30 segundos, porém a apneia persistia, e houve queda da frequência cardíaca (90 bpm). A mãe recebera mepivacaína e fentanil na anestesia peridural. Com base nestes dados, a conduta mais adequada é administrar, por via intravenosa:

A
Adrenalina 1:10.000 na dose de 0,1 ml/kg.
B
Albumina na dose de 20 ml/kg.
C
Bicarbonato de sódio molar na dose de 2 mEq/kg.
D
Naloxona (0,4mg/ml) na dose de 0,1 mg/kg.
E
Solução de ringer lactato na dose de 10 ml/kg.
No repouso masculino está sendo reavaliado um alcoólatra com possível indicação de laparotomia exploradora. Ele sofre de cirrose hepática e tem ascite moderada a grave, mas não há evidências de encefalopatia. A bioquímica sanguínea revela bilirrubina total de 2,5 mg/dl, albumina de 3,8 g/dl e tempo de protrombina prolongado de 5 seg. (INR "aproximadamente" 1,9). O somatório de pontos alcançados, à luz da classificação de Child-Pugh, é de:
Caçula de família humilde e iletrada, que morava em distante área rural, uma lactente só foi examinada pela primeira vez ao completar quatro meses de vida. Seu parto se fizera em domicílio e, desde que nasceu, ela ficava ofegante e arroxeada ao chorar ou fazer esforço para defecar. Tinha sopro cardíaco à ausculta e o ecocardiograma foi indicativo de tetralogia de Fallot, cardiopatia congênita que encerra a presença de:
A rinite alérgica é uma afecção comum na infância. Em relação à abordagem adequada e ao tratamento eficaz deste problema de saúde, avalie as assertivas abaixo e depois assinale a opção correta: I - Mesmo no caso de lactentes sadios, mas com história de atopia na família, deve-se orientar o aleitamento materno e a restrição de alérgenos aéreos que podem reduzir em cerca de 50% o risco de atopia. / II - Rinite com obstrução persistente de fossas nasais pode levar a alterações e sequelas no crescimento facial como face alongada, nariz pequeno e mordida cruzada posterior. / III - O tratamento medicamentoso deve ser evitado nos casos de rinite persistente, visto que há pouco resultado prático e o uso de medicação pode trazer mais malefícios do que benefícios. / IV - Exames complementares tem pouca valia para embasar o diagnóstico da rinite alérgica, o qual deve ser feito baseado na história clinica e nos antecedentes pessoais e familiares de atopia.
Ivo, 52 anos, refere disfunção erétil desde uma ressecção abdominoperineal devido à câncer retal, cujo estadiamento era T3, N0, M0. Ele refere não conseguir se masturbar ou ter ereções noturnas. A ocorrência de disfunção erétil independente de parceiros. Sua disfunção erétil é mais provavelmente decorrente de:
Compartilhar