Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Recém-nascido a termo, sem fator de risco identificado à anamnese perinatal, nasceu hipoativo, com hiporreflexia e frequência cardíaca de 120 bpm. Sem sinais de cianose central, apresentava-se, porém, em apneia. O índice de APGAR foi 5 no primeiro minuto. Inicialmente, foi feita estimulação tátil, enquanto a boca e as narinas eram aspiradas. Em seguida, procedeu-se a ventilação com pressão positiva e oxigênio no sistema de balão autoinflável e máscara. Após 30 segundos, a criança continuava sem resposta, mantendo-se com boa frequência cardíaca e rosada. A ventilação foi mantida por mais 30 segundos, porém a apneia persistia, e houve queda da frequência cardíaca (90 bpm). A mãe recebera mepivacaína e fentanil na anestesia peridural. Com base nestes dados, a conduta mais adequada é administrar, por via intravenosa:

A
Adrenalina 1:10.000 na dose de 0,1 ml/kg.
B
Albumina na dose de 20 ml/kg.
C
Bicarbonato de sódio molar na dose de 2 mEq/kg.
D
Naloxona (0,4mg/ml) na dose de 0,1 mg/kg.
E
Solução de ringer lactato na dose de 10 ml/kg.
A denominação de hepatite fulminante é dada à insuficiência hepática aguda grave caracterizada pelo aparecimento de encefalopatia hepática, na ausência de comprometimento prévio conhecido de função hepática. Sobre hepatite fulminante, assinale a alternativa incorreta:
Em lesão maligna de pele cuja ressecção envolve grande perda supericial de tecido, sua reconstrução deve ser feita preferencialmente:
Dentre os marcadores tumorais do aparelho digestivo, é correto afirmar:
Sobre o divertículo de Meckel, é correto afirmar:
Compartilhar