Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Recém-nascido aparentemente sadio recebe alta do alojamento conjunto com 36 horas de vida. Em retorno ambulatorial com 74 horas de vida, apresenta-se ictérico zona IV, com perda de 12% do peso de nascimento e em aleitamento materno exclusivo.Tipagem sanguínea da mãe: O positivo e do RN: A negativo. Mãe de 27 anos, primigesta, com história de infecção urinária tratada, sem controle de cura. Qual a provável etiologia da ictérica?

A
Doença hemolítica por incompatibilidade RH.
B
Icterícia por aleitamento materno inadequado.
C
Doença hemolítica por incompatibilidade ABO.
D
Icterícia do leite humano.
E
Ictericia por provável sepse neonatal.
Em relação à Nutrição Enteral (NE) no paciente cirúrgico, considere as afirmativas: I - A NE preserva integridade da mucosa do trato gastrointestinal. II - A NE resulta em piora da função imunológica devido à maior produção de IgA. III - A NE está contraindicada na pancreatite aguda.
Menina de 12 anos sofreu um acidente na localidade de Conservatória, onde foi atendida com ferimentos na face e em um dos tornozelos. Ela é trazida ao Pronto Atendimento do H.E.L.G.J., 4 horas após a queda, com curativos na face e enfaixamento no tornozelo. Os curativos estão sujos de sangue, mas já não há sangramento ativo. Na face há um ferimento de 2 cm no supercílio e outro irregular de 3 cm na região maleolar à esquerda. No tornozelo há exposição do periósteo da fíbula. Nenhum dos ferimentos apresenta contaminação evidente. Em relação ao procedimento mais adequado, é correto afirmar que:
Em relação aos ferimentos penetrantes de carótida, é correto afirmar:
Qual é o músculo que se origina da segunda a quinta costelas, próximo da união do osso à cartilagem e se insere na ponta do processo coracoide da escápula?
Compartilhar