Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Recém-nascido aparentemente sadio recebe alta do alojamento conjunto com 36 horas de vida. Em retorno ambulatorial com 74 horas de vida, apresenta-se ictérico zona IV, com perda de 12% do peso de nascimento e em aleitamento materno exclusivo.Tipagem sanguínea da mãe: O positivo e do RN: A negativo. Mãe de 27 anos, primigesta, com história de infecção urinária tratada, sem controle de cura. Qual a provável etiologia da ictérica?

A
Doença hemolítica por incompatibilidade RH.
B
Icterícia por aleitamento materno inadequado.
C
Doença hemolítica por incompatibilidade ABO.
D
Icterícia do leite humano.
E
Ictericia por provável sepse neonatal.
A sífilis congênita é considerada um dos marcadores da boa assistência dos serviços de saúde, mas, nos casos em que o acompanhamento da gestante é carente, é importante a atenção ao recém-nascido. Quanto à clínica da doença no recém-nascido, assinale a alternativa incorreta.
No atendimento ao paciente de trauma grave, a primeira medida é a obtenção de via aérea adequada. Neste aspecto, critérios de indicação de acesso devem ser observados. Nesse sentido, selecione a alternativa correta.
Um médico generalista ao consultar um paciente queixando-se de tristeza e apatia, percebe que o mesmo estaria passando por uma crise definida como Síndrome do Ninho Vazio, que possivelmente justificaria tal quadro. Em relação a esta Síndrome, pode-se considerar correta aquela que a define como:
Paciente do sexo masculino, 21 anos, procura o ambulatório de cirurgia geral devido a abaulamento em região inguinal direita diagnosticado durante exame físico de rotina. Nega queixas significativas na região. Ao exame físico apresenta abaulamento com conteúdo redutível a pressão externa e com exteriorização durante manobra de Valsava na região inguinal direita. Refere ser tabagista 5 maços/ano, sem cirurgias prévias. Em relação à hérnias umbilicais, é correto afirmar que:
Compartilhar