Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Recém-nascido aparentemente sadio recebe alta do alojamento conjunto com 36 horas de vida. Em retorno ambulatorial com 74 horas de vida, apresenta-se ictérico zona IV, com perda de 12% do peso de nascimento e em aleitamento materno exclusivo.Tipagem sanguínea da mãe: O positivo e do RN: A negativo. Mãe de 27 anos, primigesta, com história de infecção urinária tratada, sem controle de cura. Qual a provável etiologia da ictérica?

A
Doença hemolítica por incompatibilidade RH.
B
Icterícia por aleitamento materno inadequado.
C
Doença hemolítica por incompatibilidade ABO.
D
Icterícia do leite humano.
E
Ictericia por provável sepse neonatal.
Recém-nascido a termo com peso adequado para idade gestacional, nascido de parto normal, Apgar 09/10, sexo masculino, ao primeiro exame identificado características de síndrome de Turner. Em alojamento conjunto, com 24 horas de vida, evoluiu com dificuldade nas mamadas, cansaço, taquipneia, sudorese, taquicardia e hepatomegalia. Raio X de tórax mostra aumento da área cardíaca e congestão pulmonar. A cardiopatia congênita que deve ser associada a síndrome de Turner é:
Criança nasce com onfalocele e é encaminhada ao centro cirúrgico para cirurgia de urgência. As alterações congênitas que apresentam maior associação com esta malformação são:
Em relação ao pterígio podemos afirmar:
Em relação ao glaucoma crônico de ângulo aberto, assinale a alternativa CORRETA:
Compartilhar