Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Recém-nascido apresenta ao final do 1º minuto de vida frequência cardíaca 80bpm, choro fraco, reagindo à aspiração das vias aéreas com caretas, hipotonia generalizada e cianose central. Após os cuidados, ao final do 5º minuto, encontra-se com frequência cardíaca 130 bpm, chorando forte, reagindo à aspiração das vias aéreas com espirros e com as mãos, com hipotonia dos membros inferiores mas movimentando os superiores, mantendo a cianose central. Qual o score de Apgar no 1º e 5º minutos de vida, respectivamente?

A
4 e 7
B
3 e 7
C
4 e 8
D
3 e 8
E
2 e 7
O Teste do Pezinho para Triagem Neonatal preconizado pelo Ministério da Saúde verifica a existência das seguintes doenças:
De acordo com o Calendário Básico de Vacinação do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, assinale a alternativa que mostra que o número de doses que uma criança hígida com 9 meses de idade deve ter recebido das vacinas: Tretavalente, Rotavírus e Tríplice viral.
No tratamento dos pacientes cardíacos deprimidos, dos antidepressivos a seguir, está mais indicado:
Nulípara de 54 anos, hipertensa, com menopausa há 4 anos, veio à consulta para revisão ginecológica. Negava sangramentos vaginais, fogachos ou outros sintomas climatéricos, queixando-se apenas de desconforto e aumento do volume abdominal. Ao exame, o abdome estava moderadamente distendido, com discreta dor à palpação da fossa ilíaca direita. Ao toque vaginal, constataram-se útero pequeno e móvel, anexo esquerdo não palpável e anexo direito palpável e com discreto aumento de volume. A ultrassonografia pélvica evidenciou lesão cística de superfície irregular no ovário direito com septações na cápsula interna, medindo 2,5 x 3,0 cm, com baixo índice de resistência ao estudo Doppler, e presença de moderada quantidade de líquido livre. Que tumor ovariano mais provavelmente será encontrado?
Compartilhar