Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Pneumologia

Recém-nascido coabitante de foco bacilifero deve receber quimioprofilaxia com isoniazida por 3 meses e, após esse período, deve-se fazer a prova tuberculínica na criança. Se reatora:

A
inicia-se esquema RIP, com duração de 6 meses.
B
mantém-se a isoniazida até completar 6 meses.
C
suspende-se a isoniazida e aplica-se a vacina BCG.
D
solicita-se radiografia de tórax e lavado gástrico
Na apresentação cefálica com deflexão de 3º grau, com variedade de posição mento­-esquerda­-anterior, qual a situação e a posição fetal?
Dermatomiosite é associado com:
Durante o seu trabalho na unidade básica de saúde, você é contatado de emergência em virtude de um acidente: uma mulher de 35 anos acaba de ser atacada por um cão da raça pitbull, que resultou em mordeduras profundas nas mãos e antebraços. As pessoas que vieram ao seu socorro conseguiram conter o animal com pauladas. Desde então, o animal está desaparecido. No atendimento, você constata várias lesões inciso-contusas nas mãos e antebraços, algumas delas ultrapassando o tecido celular subcutâneo, bem próximas aos tendões das mãos e à articulação do cotovelo. O dono do pitbull, intimado a prestar esclarecimentos, alega que o cão é saudável, bem cuidado e vacinado anualmente contra a raiva. Ao avaliar a mulher, além da vacinação básica, a última dose de vacina antitetânica relatada foi aos 14 anos. Além de cuidados adequados com os ferimentos, a conduta mais adequada em relação ao caso seria (raiva humana/tétano/infecção secundária à mordedura):
Qual doença deve-se suspeitar diante de sintomas respiratórios, glomerulonefrite, vasculite, C-anca positivo:
Compartilhar