Questões na prática

Pediatria

Oftalmologia

Recém-nascido com 14 dias de vida apresenta secreção ocular unilateral não purulenta, de início há sete dias. Parto vaginal, a termo, mãe realizou duas consultas no pré-natal e vinha apresentando disúria e secreção vaginal mucoide durante o último mês. Qual a hipótese diagnóstica mais provável da etiologia desta conjuntivite?

A
Infecciosa por adenovírus.
B
Reativa ao uso de nitrato de prata muito concentrado.
C
Infecciosa por Chlamydia trachomatis.
D
Infecciosa por Neisseria gonorrhoeae.
E
Infecciosa por Streptococcus agalactiae.
Uma criança com supuração auditiva crônica dá entrada no hospital com febre e rigidez de nuca. A hipótese diagnóstica mais provável:
MFPD, feminino, de 38 anos compareceu ao ambulatório na atenção primária queixando-se de sangramento vermelho-vivo presente ao limpar-se com papel higiênico e dor ao evacuar. Refere constipação crônica com piora há três meses, coincidente com a presença da disquesia. Com base nessa história, assinale o diagnóstico mais provável.
Um recém-nascido a termo nasce por via vaginal. Imediatamente após o nascimento, observa-se que a criança apresenta um abdome escavado, cianose e sofrimento respiratório. As bulhas cardíacas são ouvidas no lado direito do tórax e os ruídos respiratórios parecem estar diminuídos do lado esquerdo. O próximo passo na ressuscitação desta criança é:
Em relação à classificação de Nyhus, marque a alternativa errada:
Compartilhar