Questões na prática

Pediatria

Oftalmologia

Recém-nascido com 14 dias de vida apresenta secreção ocular unilateral não purulenta, de início há sete dias. Parto vaginal, a termo, mãe realizou duas consultas no pré-natal e vinha apresentando disúria e secreção vaginal mucoide durante o último mês. Qual a hipótese diagnóstica mais provável da etiologia desta conjuntivite?

A
Infecciosa por adenovírus.
B
Reativa ao uso de nitrato de prata muito concentrado.
C
Infecciosa por Chlamydia trachomatis.
D
Infecciosa por Neisseria gonorrhoeae.
E
Infecciosa por Streptococcus agalactiae.
Crianças com Otite Média Aguda, que frequentam a creche ou apresentam otites de repetição ou ainda uso de antibiótico nos últimos 3 meses, devem ser tratadas com:
No tratamento, em sala de emergência, da crise aguda de asma, o brometo de ipratrópio (250 a 500 mcg) deve ser usado em uma das circunstâncias abaixo. Assinale-a:
No aleitamento materno, são características da boa pega marítima, EXCETO:
Em nutrição parenteral total há dois meses, em virtude de graves complicações de cirurgia de Hartmann por câncer de reto com obstrução intestinal, um engenheiro agrônomo vem tendo intolerância à glicose sem justificativa aparente. Na hipótese de haver um distúrbio no metabolismo de oligoelementos, como aventado em reunião da equipe cirúrgica, a causa mais provável deve ser uma deficiência de:
Compartilhar