Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Recém-nascido com 15 dias de vida, com peso ao nascimento de 3.800 g e peso atual de 4.350 g, foi trazido ao ambulatório por apresentar coloração alaranjada da pele que atingiu face, tronco, abdômen e raiz dos membros. A mãe informou que a criança vinha sendo amamentada, exclusivamente, ao peito e que tanto ela como o filho eram O+. O valor obtido no bilicheck transcutâneo foi 13, razão pela qual encaminhou-se o paciente para internação no hospital. Os exames laboratoriais mostraram bilirrubina total de 19 mg% e hemoglobina de 16 g%. Qual o tipo de fototerapia mais adequado para o tratamento deste recém-nascido?

A
Fototerapia convencional com luz branca.
B
Fototerapia com luz azul.
C
Bilispot.
D
Biliblanket.
E
Fototerapia com luz branca alternada com luz azul.
Criança de 7 anos é trazida ao ambulatório de cirurgia pediátrica com histórico de sinais flogísticos recorrentes em região cervical anterior. O exame físico encontra um nódulo de mais ou menos 1,7 cm de diâmetro em linha média, de consistência fibroelástica, caudal ao osso hióide. A mãe informa que a lesão “mexe pra cima e pra baixo quando a criança engole”. O diagnóstico mais provável é de:
São critérios diagnósticos para distúrbio autista, EXCETO:
Em relação ao desenvolvimento neuropsicomotor do lactente, a correlação adequada é
Existem basicamente dois tipos de soluções para a reposição volêmica: coloides e cristaloides. O uso de cristaloides versus coloides na reposição volêmica do paciente grave tem sido motivo de controvérsia e debate por longos anos, sem uma conclusão definitiva até o momento. Sobre soluções para reposição volêmica, assinale a alternativa correta:
Compartilhar