Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Recém-nascido com 15 dias de vida, com peso ao nascimento de 3.800 g e peso atual de 4.350 g, foi trazido ao ambulatório por apresentar coloração alaranjada da pele que atingiu face, tronco, abdômen e raiz dos membros. A mãe informou que a criança vinha sendo amamentada, exclusivamente, ao peito e que tanto ela como o filho eram O+. O valor obtido no bilicheck transcutâneo foi 13, razão pela qual encaminhou-se o paciente para internação no hospital. Os exames laboratoriais mostraram bilirrubina total de 19 mg% e hemoglobina de 16 g%. Qual o tipo de fototerapia mais adequado para o tratamento deste recém-nascido?

A
Fototerapia convencional com luz branca.
B
Fototerapia com luz azul.
C
Bilispot.
D
Biliblanket.
E
Fototerapia com luz branca alternada com luz azul.
Lactente de quatro meses apresenta reflexo branco no olho esquerdo e vermelho no olho direito em fotografia tirada com flash. Qual a alteração e a Hipótese Diagnóstica:
Assinale a alternativa em que todos os itens são considerados indicação de tratamento cirúrgico na ureterolitíase:
Lactente de 4 meses foi levado a consulta no ambulatório porque "não sustenta a cabeça". Nasceu a termo, banhado em mecônio, após trabalho de parto de 24 horas com Índice de Apgar de 6 no 5º minuto. Ao exame, observa-se que, na posição de prono, a criança eleva a cabeça momentaneamente, apresenta semiflexão de cotovelos, pronação de antebraços, flexão de punhos e dedos; reflexo tonico-cervical assimétrico e reflexos profundos nos quatro membros exacerbados. Nessa situação, deve-se informar à mãe que seu filho se apresenta:
A principal hipótese diagnóstica para a tumoração localizada na linha média do pescoço em uma criança de 6 anos é:
Compartilhar