Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Recém-nascido com 15 dias de vida, com peso ao nascimento de 3.800 g e peso atual de 4.350 g, foi trazido ao ambulatório por apresentar coloração alaranjada da pele que atingiu face, tronco, abdômen e raiz dos membros. A mãe informou que a criança vinha sendo amamentada, exclusivamente, ao peito e que tanto ela como o filho eram O+. O valor obtido no bilicheck transcutâneo foi 13, razão pela qual encaminhou-se o paciente para internação no hospital. Os exames laboratoriais mostraram bilirrubina total de 19 mg% e hemoglobina de 16 g%. Qual o tipo de fototerapia mais adequado para o tratamento deste recém-nascido?

A
Fototerapia convencional com luz branca.
B
Fototerapia com luz azul.
C
Bilispot.
D
Biliblanket.
E
Fototerapia com luz branca alternada com luz azul.
Qual o melhor momento para pacientes portadores de criptorquidia serem submetidos a tratamento cirúrgico?
A vagotomia pode ser causa das seguintes afecções, EXCETO:
Criança de 5 meses de idade, bom desenvolvimento ponderoestatural, portadora de síndrome de Down, foi observado sopro cardíaco em exame de rotina. Deve ser submetida à avaliação cardiológica completa?
Lactente de cinco meses iniciou quadro de cianose de mucosas labial, bucal, e de leitos ungueais de mãos e pés, que se exacerba com o choro e, às vezes, com a mamada. Exame físico: eutrófica; eupneica; precórdio calmo; sopro rude em borda esternal esquerda. Radiografia de tórax: ausência de infiltrado pulmonar; hipofluxo pulmonar; área cardíaca de tamanho normal; arco médio escavado. A hipótese diagnóstica mais provável é.
Compartilhar