Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Recém-nascido, com 25 dias de vida, em aleitamento materno, apresentando vômitos em jato, lácteos, há 8 dias. Ao exame, apresenta-se bastante desidratado e apático; nota-se abaulamento e peristaltismo visível na região do epigástrio. Diante da suspeita de estenose hipertró?ca de piloro, assinale a alternativa que indica corretamente: o exame de imagem a ser solicitado; as alterações hidroeletrolíticas esperadas; as alterações do equilíbrio acido-básico esperadas.

A
Radiografia simples de abdome; hipercloremia, hipocalcemia, hipercalemia; alcalose metabólica.
B
Radiografia contrastada de estômago; hipercloremia, hipocalcemia, hipernatremia; acidose metabólica.
C
Ultrassom de abdome; hipocalemia, hiponatremia,hipocloremia; alcalose metabólica.
D
Tomografia computadorizada de abdome; hipocalcemia, hipocalemia; acidose metabólica.
E
Ressonância magnética de abdome; hipercalemia, hipernatremia; alcalose compensada.
Analise os itens abaixo, sobre as causas de convulsão em crianças e bebês, e marque (V) para Verdadeiro ou (F) para Falso: I. A causa mais comum, nos bebês, é o aumento da temperatura que acompanha uma infecção viral. II. A Epilepsia Benigna na Infância é caracterizada por convulsões epilépticas parciais, principalmente ocorrendo durante o período de sono da criança, envolvendo contorções corporais, boca torta, rosto e voz alteradas com gemidos, podendo afetar alguns órgãos. III. A febre causada por pneumonia é a que produz mais convulsões. Está(ão) CORRETO(S):
Criança de 8 anos de idade, com febre há 3 semanas. PPD=14mm e Rx tórax mostra imagens micronodulares disseminadas. A principal hipótese diagnóstica é:
Qual das situações abaixo não causa perda do reflexo pupilar fotomotor em vigência de coma?
Paciente feminina de 22 anos, nulípara, vem à consulta com queixas de corrimento vaginal homogêneo, amarelado e odor fétido. Nega sintomas inflamatórios, como dispareunia, irritação vulvar e disúria. No exame especular, encontra-se leucorreia com aspecto cremoso, aderente as paredes vaginais e colo e, ao exame microscópico à fresco, visualize-se clue cells. Em relação ao quadro ginecológico, marque a alternativa correta.
Compartilhar