Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Doenças Respiratórias

Recém-nascido com 33 semanas de idade gestacional, com peso de nascimento de 1440g, evolui com insuficiência respiratória, imediatamente após parto cesariana por doença hipertensiva específica da gestação. Gestante recebeu betametasona 24 horas antes do parto. O neonato apresentou gemência, tiragem intercostal, taquipnéia e cianose central. Qual o provável diagnóstico da doença do neonato?

A
Taquipneia transitória do recém-nascido.
B
Síndrome de aspiração meconial.
C
Pneumonia.
D
Síndrome do desconforto respiratório.
E
Síndrome de escape de ar.
Um paciente com doença arterial obstrutiva crônica será submetido a um by-pass aortofemoral direito. Em relação a esse procedimento, considerando a classificação das cirurgias em relação à contaminação e à profilaxia antimicrobiana recomendada, é CORRETO afirmar que se trata de uma:
A queixa de hipoacusia é muito comum na atenção primária, principalmente, em idosos. Uma causa muito comum dessa queixa é presença de tampão de cerúmen, identificado pela otoscopia. A lavagem otológica é o procedimento recomendado para a resolução do problema. Considerando esse procedimento, é correto afirmar que:
Dentre as cardiopatias congênitas cianogênicas relacionadas, qual a mais frequente?
Um plantonista está em um local devidamente equipado para atender emergências, onde vários adolescentes realizam uma prova. De repente, um adolescente cai no chão, inconsciente, sem respiração e sem pulso central palpável. Rapidamente o plantonista chega ao local. O monitor instalado demonstra ritmo de fibrilação ventricular. A conduta adequada nesse caso é:
Compartilhar