Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Doenças Respiratórias

Recém-nascido com 33 semanas de idade gestacional, com peso de nascimento de 1440g, evolui com insuficiência respiratória, imediatamente após parto cesariana por doença hipertensiva específica da gestação. Gestante recebeu betametasona 24 horas antes do parto. O neonato apresentou gemência, tiragem intercostal, taquipnéia e cianose central. Qual o provável diagnóstico da doença do neonato?

A
Taquipneia transitória do recém-nascido.
B
Síndrome de aspiração meconial.
C
Pneumonia.
D
Síndrome do desconforto respiratório.
E
Síndrome de escape de ar.
Sobre os testes de triagem neonatal, é correto afirmar:
A fimose é uma condição fisiológica até os 2 anos de idade. Após esta idade, permanecendo a dificuldade da retração do prepúcio e exposição da glande, está indicado:
Um recém-nascido com 42 semanas de gestação pela DUM e com 7 semanas de gestação por ultrassom, peso de nascimento = 2.380 g (P10 = 2.541 g), comprimento = 49 cm e PC = 32 cm é classificado como:
Uma criança do sexo masculino é trazida ao ambulatório para consulta com cinco dias de vida após parto normal, a termo, com peso de nascimento de 3300 g e apgar de 9 e 9, tendo recebido alta da maternidade com 48 horas de vida em aleitamento materno exclusivo. Ao exame, nota-se que o recém-nascido apresenta leve icterícia em face e peso de 3200 g. Além da vacinação e coleta do teste do pezinho, as orientações para a mãe do menino são reforçar e orientar a manutenção do aleitamento materno,
Compartilhar