Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Doenças Respiratórias

Recém-nascido com 33 semanas de idade gestacional, com peso de nascimento de 1440g, evolui com insuficiência respiratória, imediatamente após parto cesariana por doença hipertensiva específica da gestação. Gestante recebeu betametasona 24 horas antes do parto. O neonato apresentou gemência, tiragem intercostal, taquipnéia e cianose central. Qual o provável diagnóstico da doença do neonato?

A
Taquipneia transitória do recém-nascido.
B
Síndrome de aspiração meconial.
C
Pneumonia.
D
Síndrome do desconforto respiratório.
E
Síndrome de escape de ar.
Em relação a bronquiolite, assinale a alternativa CORRETA:
Paciente de 30 anos, feminina, queixa-se de dor abdominal em cólica e períodos de diarreia alternando-se com obstipação há 3 anos. Os sintomas são intermitentes com períodos variáveis de remissão. O exame físico, hemograma, proteína total e frações e VHS sem anormalidades. O diagnóstico mais provável para o caso é:
Sobre neoplasias gástricas, analise as afirmações seguintes e assinale a alternativa correta: 1) São fatores de risco para o desenvolvimento de câncer gástrico: baixo consumo de gorduras e proteínas, tabagismo, classe social baixa, infecção pelo H. Pylori, sexo masculino e operação gástrica prévia. 2) Os sinais clínicos desenvolvem-se precocemente no curso do adenocarcinoma gástrico, fator que aumenta consideravelmente o número de casos tratados com ressecção endoscópica. 3) Linfomas MALT são comumente precedidos pela gastrite associada ao h. Pylori e são eficazmente tratados apenas pela erradicação da bactéria, em casos selecionados.
Em relação à cirurgia videolaparoscópica, é correto afirmar:
Compartilhar