Recém nascido com 40 semanas de idade gestacional, em aleitamento materno, com peso de nascimento de 3.500g e apgar de 8 e 9 no 1º e 5º minuto, encontra-se ictérico zona III - IV e descorado ++ com 22 horas de vida. Que atitude você tomaria?
A
Só observaria, pois provavelmente trata-se da icterícia própria do RN.
B
Solicitaria tipagem sanguinea, teste de Coombs direto, hemoglobina e hematócrito, bilirrubinas totais e frações e aguardaria os resultados.
C
Colocaria o RN em fototerapia, checaria a tipagem sanguinea da mãe e do RN e não colheria outros exames.
D
Solicitaria os exames citados na alternativa B e colocaria o RN em fototerapia, enquanto aguarda os exames.
E
Solicitaria os exames citados na alternativa B e recomendaria a suspensão do aleitamento materno.
Outras questões
Menino de 2 anos previamente hígido, foi trazido à emergência pediátrica por apresentar uma crise convulsiva tônico-clônica generalizada em vigência de febre. Quando chegou, não estava mais convulsionando. A mãe refere que o filho estava com quadro de IVAS e com febre há 1 dia. Na história familiar, o pai teve episódio de crise convulsiva febril na infância. Em relação à conduta a ser seguida, avalie as seguintes assertivas: I - Administrar antitérmico e tranquilizar a mãe quanto à evolução benigna do caso. II - Administrar Diazepan via retal para evitar novas crises. III - Manter o paciente em observação por 24 horas e solicitar eletroencefalograma. Quais estão CORRETAS?
Em que cirurgia, das alternativas mencionadas abaixo, está indicada antibioticoprofilaxia?
Qual o achado tomográfico que impede a ressecção do câncer de pâncreas?
O delírio pós-operatório ocorre numa proporção de 11 a 25 %, com maiores índices registrados em idosos. Entre os diagnósticos abaixo, o que NÃO é fator causal do delírio: