Questões na prática

Pediatria

Cirurgia

Neonatologia

Recém-nascido com 6h de vida, mãe diabética, nascido de parto cesáreo, a termo, foi entubado e ventilado com pressão positiva em sala de parto. Apresenta crise convulsiva, sendo realizada avaliação da glicemia, igual a 50 mg/dl. Qual a causa mais provável da crise convulsiva apresentada?

A
Hipocalcemia.
B
Hipomagnesemia.
C
Hipoglicemia.
D
Hiponatremia.
E
Hipermagnesemia.
Homem, 27 anos, politraumatizado, apresenta-se com estômago cheio e será submetido à laparotomia exploradora de urgência. EM RELAÇÃO À INTUBAÇÃO TRAQUEAL, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
RN, 4 dias de vida, veio para consulta ambulatorial 48 horas após alta hospitalar para reavaliação. Antecedentes: gestação sem intercorrências, parto normal a termo, Apgar: 8/9, peso: 3100 gramas, apresentou dificuldade para sugar ao seio e perda ponderal de 9% nas primeiras 24 horas. Tipagem sanguínea do recém-nascido: A Rh positivo. A avaliação de bilirrubina total nesta consulta foi de 23 mg/dl com 1 mg/dl de bilirrubina direta. Foi colocado em fototerapia de alta intensidade e o controle após 6 horas mostrou queda dos níveis de bilirrubina total para 19 mg/dl. A CONDUTA É:
Recém-nascido com 2 horas de vida apresentou convulsões. Trata-se de um recém-nascido a termo, adequado para a idade gestacional, com respiração espontânea ao nascer e Apgar no 1.º minuto de 7 e no 5.º minuto de 8, cuja mãe recebeu fenitoína durante a gestação. A hipótese diagnóstica mais provável para explicar as convulsões é
São considerados critérios para internação de pacientes queimados, queimaduras de:
Compartilhar