Questões na prática

Pediatria

Cirurgia

Neonatologia

Recém-nascido com 6h de vida, mãe diabética, nascido de parto cesáreo, a termo, foi entubado e ventilado com pressão positiva em sala de parto. Apresenta crise convulsiva, sendo realizada avaliação da glicemia, igual a 50 mg/dl. Qual a causa mais provável da crise convulsiva apresentada?

A
Hipocalcemia.
B
Hipomagnesemia.
C
Hipoglicemia.
D
Hiponatremia.
E
Hipermagnesemia.
De acordo com os princípios do controle de danos em trauma (damage control), leia as assertivas a seguir: (I) Trata-se de conduta cirúrgica sistematizada, frequentemente dividida em três tempos principais, cujo objetivo é interromper a cascata de eventos que determina a morte por hemorragia. (II) Pode ser empregado como último recurso para uma laparotomia mal sucedida. (III) O controle de danos é reservado a pacientes críticos e o tratamento multidisciplinar é essencial para um melhor prognóstico. Qual das alternativas abaixo contém as assertivas verdadeiras:
Em relação às diarréias é incorreto afirmar:
Homem com 26 anos chega ao consultório do urologista com quadro de aumento progressivo testicular à esquerda há 3 meses. Ao exame físico, identificou-se o testículo esquerdo aumentado e endurecido, levemente doloroso à palpação e sem sinais flogísticos. Qual exame deve-se solicitar e qual o provável diagnóstico?
No diagnóstico de sinusite na infância, em relação à Tomografia Computadorizada (TC), é correto afirmar que:
Compartilhar