Questões na prática

Pediatria

Cirurgia

Neonatologia

Recém-nascido com 6h de vida, mãe diabética, nascido de parto cesáreo, a termo, foi entubado e ventilado com pressão positiva em sala de parto. Apresenta crise convulsiva, sendo realizada avaliação da glicemia, igual a 50 mg/dl. Qual a causa mais provável da crise convulsiva apresentada?

A
Hipocalcemia.
B
Hipomagnesemia.
C
Hipoglicemia.
D
Hiponatremia.
E
Hipermagnesemia.
Uma paciente é trazida pelo resgate ao pronto-socorro em parada cardiorrespiratória. São iniciadas compressões torácicas e ventilação com bolsa após intubação traqueal. A monitoração eletrocardiográfica mostrou ritmo de fibrilação ventricular. Realiza-se cardioversão elétrica com recuperação a ritmo sinusal, mas a paciente continua inconsciente. A medida terapêutica que pode melhorar o resultado neurológico de seu tratamento posterior é:
Criança, 10 meses de idade, apresenta diarreia há dois meses (6 evacuações ao dia com fezes pastosas e líquidas, de grande volume, cheiro azedo, sem muco ou sangue). Teve alguns episódios de vômito nos primeiros dias. A orientação foi fazer hidratação oral. A partir de então, não apresentou mais vômitos, mas a diarreia persistiu com as mesmas características, acompanhada de perda de peso, distensão leve do abdome e assadura perianal, sem febre. Recebeu leite materno até o 6° mês de vida, quando iniciou com leite de vaca, em pó, e aos 7-8 meses: papas de fruta, legumes, carnes, ovos, bolachas e macarrão. Qual o diagnóstico provável dessa síndrome diarreica?
São características descritas na Síndrome de Down, EXCETO:
Sobre deficiências de vitaminas e micronutrientes, é certo afirmar que a deficiência de:
Compartilhar