Questões na prática

Pediatria

Cardiopediatria

Recém-nascido com oito horas de vida, apresenta cianose universal intensa. Exame físico: Pulsos universalmente palpáveis; precórdio calmo; ausculta cardíaca com ritmo cardíaco regular em dois tempos, bulhas normofonéticas com B2 única, sem sopros. Radiografia de tórax: Hipofluxo pulmonar e coração de tamanho normal. Gasometria: Hipóxia grave com acidose metabólica. A conduta imediata, além de instituir oxigenioterapia e corrigir a acidose com bicarbonato, é prescrever:

A
Beta-bloqueador.
B
Prostaglandina.
C
Indometacina.
D
Inodilatador.
E
Digitálico.
Na propedêutica pelo perfil biofísico fetal são marcadores agudos, EXCETO:
Um menino de 09 meses é levado pela mãe à consulta mensal. Ele está no percentil 90 para peso e altura. Quanto ao desenvolvimento, já se senta com apoio, mas ainda não engatinha. Durante a consulta, a mãe nega outras alterações e mostra que o bebê bate palminhas. No exame físico percebe-se que uma hérnia umbilical detectada em consultas anteriores persiste. Em relação a este caso, assinale a alternativa que apresenta a conduta CORRETA.
Sobre rinossinusite aguda, marque a alternativa INCORRETA:
Homem de 22 anos, vítima de trauma automobilístico é trazido ao hospital pelo resgate. Após a avaliação e estabilização iniciais, detecta-se desalinhamento ao nível da coxa no membro inferior direito e ausência de pulsos distais neste membro. Após as avaliações necessárias foi indicada reconstrução arterial. A alternativa que descreve a forma de reconstrução recomendada é:
Compartilhar