Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Endocrinologia

Recém-nascido de 2 semanas de vida, genitália ambígua, dá entrada no pronto-socorro com dificuldade alimentar, vômitos e letargia há uma semana. Ao exame: temperatura = 37ºC, frequência cardíaca = 170bpm, frequência respiratória = 60ipm, PA =56 x 30 mmHg, fontanela deprimida, olhos encovados, turgor pastoso e enchimento capilar de 4 segundos. Qual dos seguintes resultados laboratoriais é compatível com o paciente em questão?

A
pH = 7,20; PCO2 = 22mmHg; HCO3 = 8mEq/L; Na = 158mEq/L; K = 5,5mEq/L; Cl = 120mEq/L.
B
pH = 7,10; PCO2 = 60mmHg; HCO3 = 18mEq/L; Na = 132mEq/L; K = 5,5mEq/L; Cl = 92mEq/L.
C
pH = 7,5; PCO2 = 60mmHg; HCO3 = 50mEq/L; Na = 124mEq/L; K = 3,2mEq/L; Cl = 86mEq/L.
D
pH = 7,5; PCO2 = 22mmHg; HCO3 = 20mEq/L; Na = 142mEq/L; K = 3,2mEq/L; Cl = 100mEq/L.
E
pH = 7,0; PCO2 = 22mmHg; HCO3 = 5mEq/L; Na = 124mEq/L; K = 6,5mEq/L; Cl = 86mEq/L.
Menino de três anos é trazido pelos pais ao urologista com quadro de hematúria macroscópica indolor e sem coágulos há dois meses. O menino não apresenta comorbidades. O exame físico revela-se normal, estando a criança em bom estado geral, corada, e com discreta dor a palpação do flanco e hipocôndrio direitos. A tomografia computadorizada com contraste intravenoso revelou rim direito normal e massa renal a esquerda, de 8 cm, preservando o polo inferior, chegando quase até a linha média, heterogênea. A principal hipótese diagnóstica e o tratamento mais indicado são:
Mulher de 68 anos, portadora de doença pulmonar obstrutiva crônica, hipertensão arterial e ex-tabagista tem achado incidental de aneurisma da aorta abaixo da emergência das artérias renais com diâmetro máximo de 5,5cm. É assintomática com relação ao aneurisma. Realiza atividades domésticas sem auxílio. Qual a conduta recomendada neste caso?
Homem de 74 anos procura o pronto socorro com queixa de dificuldade miccional há 12 horas. Refere que há seis meses apresenta micção com jato fraco, entrecortado e sensação de esvaziamento vesical incompleto. Acorda 3 a 4 vezes à noite para urinar. Ao exame físico apresenta abdome doloroso a palpação em hipogástrio. Toque retal: próstata 80 gramas, sem nódulos. PSA = 3,5 ng/dL. Creatinina = 3,2 mg/dL. Ultrassom: ureterohidronefrose moderada bilateral, bexiga espessada e com divertículos, próstata de 90 gramas. Resíduo pós-miccional de 340 mL. Assinale a alternativa correta:
Segundo a Organização Mundial da Saúde, as principais causas de baixa visão e cegueira são: catarata, erros refrativos não corrigidos, glaucoma, degeneração macular relacionada à idade, opacidades corneanas, retinopatia diabética, tracoma, cegueira infantil e oncocercose. Dos listados acima, qual é a principal causa de cegueira nos países em desenvolvimento? E qual é a única causa de cegueira não evitável?
Compartilhar