Questões na prática

Pediatria

Cardiopediatria

Recém-nascido de 28 dias de vida, aleitado exclusivamente ao seio materno iniciou icterícia com aumento de bilirrubina direta e fezes hipocólicas. Os exames complementares revelaram alterações ocular (embriotoxo posterior), estenose pulmonar periférica e defeitos de arco vertebrais (vértebras em borboleta). A biópsia hepática mostrou escassez de ductos biliares intra-hepáticos. O diagnóstico é:

A
Síndrome de Gilbert.
B
Síndrome de Dubin-Johnson.
C
Síndrome de Alagille.
D
Síndrome de Crigler-Najjar.
Uma criança de dois anos de idade apresenta palidez mucosacutânea (++/4+) e é solicitado um hemograma completo, que evidencia uma anemia microcítica. Uma eletroforese de hemoglobina, no seguimento, demonstra um aumento na concentração de hemoglobina A2. Marque a alternativa com o diagnóstico mais provável:
Um menino de 3 anos de idade, sem antecedentes clínicos, apresenta há três semanas uma história de febre de moderada intensidade (38,5 °C), intermitente, acompanhada de um aumento na região cervical anterior submandibular direita, que, à palpação, mostra-se como um linfonodo relativamente móvel e doloroso de cerca de 4-5 cm de diâmetro. Marque a alternativa com o diagnóstico mais provável.
A ocorrência de DIP II (tardio) observada na cardiotocografia intraparto indica:
Em relação ao Dispositivo Intra Uterino (DIU), são feitas as afirmações abaixo: I- É contraindicado em nulíparas. II- Em caso de infecção pélvica, deve ser retirado no mesmo momento em que se inicia o uso de anti-bióticos. III- O risco de expulsão diminui à medida que o tempo avança após a inserção. Quais as afirmativas estão corretas?
Compartilhar