Questões na prática

Pediatria

Cardiopediatria

Recém-nascido de 28 dias de vida, aleitado exclusivamente ao seio materno iniciou icterícia com aumento de bilirrubina direta e fezes hipocólicas. Os exames complementares revelaram alterações ocular (embriotoxo posterior), estenose pulmonar periférica e defeitos de arco vertebrais (vértebras em borboleta). A biópsia hepática mostrou escassez de ductos biliares intra-hepáticos. O diagnóstico é:

A
Síndrome de Gilbert.
B
Síndrome de Dubin-Johnson.
C
Síndrome de Alagille.
D
Síndrome de Crigler-Najjar.
Pacientes com deficiência da 5alfa-redutase apresentam cromossomos:
Na pesquisa do câncer de endométrio:
Paciente de 26 anos, sem patologias prévias, admitido na emergência por politraumatismo após acidente automobilístico é estabilizado e transferido para a Unidade de Terapia Intensiva. Tomografia contrastada realizada nas primeiras 6 horas de internamento mostrou fratura de base de crânio e discreto hematoma subdural. No terceiro dia, observa-se a seguinte curva de creatinina: dia 1 = 0,7/dia 2 = 3,3/dia 3 = 8,1. Com base nesses dados, qual a principal hipótese para a insuficiência renal aguda deste paciente?
No tratamento inicial da hiperpotassemia, após a realização da glícoinsulinoterapia, deve-se administrar a seguinte solução:
Compartilhar