Questões na prática

Pediatria

Ortopedia

Recém-nascido de 39 semanas de gestação, pesando 4000 g, apresentava limitação do movimento do membro superior direito, braço em adução, rotação interna, extensão do cotovelo, pronação do antebraço e presença do reflexo de preensão. Qual é o diagnóstico mais provável?

A
Pseudoparalisia de Parrot
B
Fratura de clavícula
C
Paralisia de Erb
D
Paralisia de Kumpke
E
Fratura de úmero
Mulher de 68 anos, 70 kg, será submetida a artroplastia total de quadril. Não tem doenças conhecidas. Hemograma, glicemia e creatinina séricas normais. Escolhida enoxaparina para profilaxia de tromboembolismo venoso. A dose e duração desse esquema são, respectivamente:
São admitidos dois pacientes no pronto socorro com hipótese de intoxicação exógena, com as seguintes características clínicas: PACIENTE I: transpiração intensa; PA = 170 X 100 mmHg; pulso = 120 bpm; agitação; ressecamento de mucosas; T = 38 °C e episódio convulsivo. PACIENTE II: alteração do estado mental; respiração superficial; pupilas mióticas; pulso = 50 bpm e PA = 100 x 50 mmHg. Das abaixos, as drogas mais prováveis, como etiologia, são, respectivamente:
Homem de 22 anos, vítima de trauma automobilístico é trazido ao hospital pelo resgate. Após a avaliação e estabilização iniciais, detecta-se desalinhamento ao nível da coxa no membro inferior direito e ausência de pulsos distais neste membro. Escolha a alternativa com a sequência recomendada das condutas abaixo mencionadas:
Homem de 25 anos foi vítima de ferimento por arma de fogo em face lateral de coxa direita. Não tem orifício de saída. Tem um grande hematoma no terço distal da coxa e aumento significativo do volume da panturrilha direita. Reclama de muita dor na perna direita. Não tem pulso poplíteo, nem pedioso nem tibial posterior. O tempo de enchimento capilar do hálux direito é >10 s. Neste hospital, você não dispõe de arteriografia nem tem cirurgião vascular. A transferência para serviço que dispõe de cirurgia vascular demora, pelo menos, 6 horas. Dentre os procedimentos abaixo, qual é o mais apropriado para preservar o membro, nesta situação?
Compartilhar