Questões na prática

Pediatria

Ortopedia

Ortopedia

Recém-nascido de 39 semanas de gestação, pesando 4000 g, apresentava limitação do movimento do membro superior direito, braço em adução, rotação interna, extensão do cotovelo, pronação do antebraço e presença do reflexo de preensão. Qual é o diagnóstico mais provável?

A
Pseudoparalisia de Parrot
B
Fratura de clavícula
C
Paralisia de Erb
D
Paralisia de Kumpke
E
Fratura de úmero
Criança de dois anos, com quadro de pneumonia, apresenta piora clínica e é levada ao pronto-socorro. Ao exame apresentava-se: sonolenta, cianótica, FC: 180 bpm, FR: 65 ipm, com retração de fúrcula, batimento das asas do nariz e em uso da musculatura acessória. Foi colocado oxigênio a 10 l/min sob máscara com saturação 88%. Nesta situação clínica, a conduta a ser adotada será:
Assinale a alternativa correta quanto à osteoporose:
As convulsões febris constituem uma das manifestações neuropediátricas mais frequentes. Trata-se de condição benigna e sobre ela podemos afirmar, exceto:
Em relação à reanimação cardiopulmonar, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA. I. Se o pulso estiver ausente ou a frequência cardíaca for menor que 60 batimentos por minuto com sinais de perfusão ruim, deve-se iniciar compressões torácicas o mais rápido possível. II. Nos casos de atividade elétrica sem pulso, deve-se desfibrilar com 4 J/Kg (Joules por quilograma de peso corporal) no primeiro choque, 8 J/Kg (Joules por quilograma de peso corporal) e de 10 a 12 J/Kg (Joules por quilograma de peso corporal) nos seguintes. III. Deve-se manter a proporção entre compressões e ventilações de 30:2 (para dois socorristas) e 15:1 (para um socorrista). IV. A administração de cálcio de rotina não é recomendada para parada cardiorrespiratória pediátrica, a não ser em situações de hipocalcemia, dose excessiva documentada de bloqueador dos canais de cálcio, hipermagnesemia ou hiperpotassemia. Estão corretas as afirmativas:
Compartilhar