Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Recém nascido de parto normal, a termo, pesando 3250g e medindo 50 cm, apresenta, após os 30 segundos dos passos iniciais do fluxograma de atendimento em sala de parto, frequência cardíaca 120bpm, choro fraco, hipotonia e cianose generalizada. Diante deste bebê, qual a conduta preconizada de acordo com o Programa de Reanimação Neonatal (SBP)?

A
Aquecer, aspirar vias aéreas; secar e avaliar respiração, frequência cardíaca e cor
B
Entubar e ventilar com pressão postiva através de balão com oxigênio a 100%
C
Administrar oxigênio inalatório com 51/minuto
D
Ventilar com pressão postiva através de balão e máscar com oxigênio a 100%
E
Entubar, ventilar com pressão postiva através de balão com oxigênio a 100% e iniciar massagem cardíaca
É causa de perfuração gastrintestinal, em pacientes com AIDS, excluindo-se a apendicite aguda.
As mordeduras podem complicar-se com infecções graves, consequentes à grande variedade e alta concentração de bactérias na boca. O antimicrobiano de primeira escolha para a maioria das mordeduras é:
Homem, 35 anos, foi vítima de trauma abdominal fechado, por desaceleração brusca em acidente automobilístico. A equipe de resgate informou que o paciente estava com cinto de segurança de 2 pontas, colocado de forma incorreta. Foi observada equimose linear transversa na parede abdominal. Á palpação abdominal observou-se descompressão dolorosa mais acentuada na parte central do abdome. Á ausculta havia diminuição da peristalse. A víscera mais provavelmente lesada é:
A causa mais comum de hipoparatireoidismo é:
Compartilhar