Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Recém nascido de parto normal, a termo, pesando 3250g e medindo 50 cm, apresenta, após os 30 segundos dos passos iniciais do fluxograma de atendimento em sala de parto, frequência cardíaca 120bpm, choro fraco, hipotonia e cianose generalizada. Diante deste bebê, qual a conduta preconizada de acordo com o Programa de Reanimação Neonatal (SBP)?

A
Aquecer, aspirar vias aéreas; secar e avaliar respiração, frequência cardíaca e cor
B
Entubar e ventilar com pressão postiva através de balão com oxigênio a 100%
C
Administrar oxigênio inalatório com 51/minuto
D
Ventilar com pressão postiva através de balão e máscar com oxigênio a 100%
E
Entubar, ventilar com pressão postiva através de balão com oxigênio a 100% e iniciar massagem cardíaca
A biópsia de uma lesão pigmentosa medindo 1,0 cm de diâmetro na região dorsal de doente do sexo masculino deve ser, preferencialmente:
Uma criança com cetoacidose diabética apresenta: glicemia 500 mg/dL; sódio sérico 126 mEq/L; potássio sérico 4 mEq/L; cloro 80 mEq/L; ureia 16 mEq/L; e HCO3 6 mEq/L. A conduta inicial mais apropriada nesse caso é:
Dentre as doenças intersticiais difusas pulmonares, uma se destaca pelas seguintes características: ocorre mais em pessoas jovens, do sexo feminino e não-fumantes. A tomografia computadorizada de alta resolução revela opacidades em vidro fosco subpleurais e bilaterais, associadas à redução de volume dos lobos inferiores. Lesões em favo de mel são raras. A doença que corresponde às características descritas é a:
Tereza, 19 anos, primigesta, inicia pré-natal na 25ª semana de gestação. Faz exames: grupo sanguíneo O Rh negativo, Du negativo, Coombs indireto: 1:16. Relata febre, astenia e discreto exantema generalizado em torno da 10ª semana de gestação, que involuíram espontaneamente. Não procurou atendimento médico à época. Tereza e seu marido (35 anos) gostariam de receber a vacina contra rubéola da Campanha Nacional de Vacinação e devem ser informados que:
Compartilhar