Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Recém-nascido de termo, após manobras de ressuscitação em parto distócico por procidência de cordão, é reavaliado no quinto minuto de vida. Ele tem frequência cardíaca de 110 bat/minuto e choro vigoroso, mostra flexão pequena de extremidades, faz caretas à aspiração oronasofaríngea e seu corpo está róseo, com extremidades arroxeadas. Seu total de pontos, à luz do índice (escore) de Apgar, é de:

As alterações da mucosa gastroduodenal que favorecem o surgimento de úlcera duodenal em pacientes com infecção por Helicobacter:
Qual a causa de úlcera genital endurecida, indolor, sem linfadenopatia inguinal?
Durante a realização de Colecistectomia Laparoscópica numa paciente de 40 anos, a Colangiografia intraoperatória identificou a presença de litíase com 6 mm de diâmetro no interior do colédoco. A melhor maneira para resolver essa situação é:
Menino de 2 anos de idade, chega ao Pronto-Socorro com história, há 4 dias, de tosse e coriza. Apresentou febre de 38°C nos primeiros dois dias. Hoje mãe notou criança com rouquidão e tosse ladrante. Ao exame criança agitada, com cianose perioral, ao choro. Ao colocar a criança em um leito de observação, a enfermeira notou piora da agitação e cianose. A conduta neste momento é:
Compartilhar