Questões na prática

Pediatria

Cardiopediatria

Recém-nascido de três dias de vida apresenta cianose acentuada que melhora com uso de prostaglandina E1. O exame físico revela sopro contínuo em região infraclavicular esquerda, sopro sistólico de regurgitação em área tricúspide e B2 hipofonética em área pulmonar. O ECG mostra um eixo de QRS em -30º além de sobrecarga atrial direita e ventricular esquerda. O diagnóstico mais provável é:

A
Atresia pulmonar com septo interventricular íntegro.
B
Atresia tricúspide com CIV restritiva.
C
Transposição das grandes artérias.
D
Ventrículo único esquerdo com estenose pulmonar.
E
Atresia pulmonar com CIV.
Uma mulher de 40 anos chega à emergência do HUWC depois de uma queda enquanto saía do ônibus sentindo forte dor no braço direito. O exame físico sugere fratura do úmero, confirmada após exame radiológico. Ela consegue estender o antebraço no cotovelo, mas seu movimento de supinação parece enfraquecido e seu aperto de mão é muito fraco comparado ao da mão esquerda. Percebe-se que ela está incapaz de estender o punho, permanecendo a mão caída. Na paciente, fez-se exame de função muscular nas articulações interfalangea distal (ID), interfalangea proximal (IP) e metacarpofalangea (MF). Qual das opções abaixo apresenta os achados esperados na presença de paralisia do nervo radial?
Qual o tipo histológico mais comum do câncer de pênis?
O professor de anatomia do primeiro semestre da Faculdade de Medicina da UFC pergunta para a turma de onde vem a inervação motora dos músculos do dorso. Qual, dentre as opções abaixo é a resposta correta para o questionamento?
Considere os sinais clínicos: I- Eritema no centro da face; II- Erosões nas mucosas; III- Bolhas disseminadas. Quais deles constituem sinais de gravidade de uma farmacodermia?
Compartilhar