Questões na prática

Ortopedia

Recém-nascido do sexo feminino, com uma semana de vida, foi examinado pelo pediatra, que constatou estalido no quadril esquerdo e suspeitou de displasia do desenvolvimento do quadril (DDH). Encaminhou ao ortopedista, que realizou a manobra de ortolani e teve dúvida quanto a sua positividade. O exame complementar de maior especificidade a ser solicitado para confirmar ou afastar o diagnóstico de DDH é a:

A
radiografia simples
B
ressonância nuclear magnética
C
ultrassonografia
D
artrografia
A respeito do desenvolvimento neuropsicomotor da criança normal, são corretas as afirmações abaixo, EXCETO que:
Dentre as patologias benignas do colo uterino, temos: I. zona de transformação com cistos de Naboth (ZIT) II. polipose endocervical III. zona de transformação acetorreativa com mosaico em ZTA IV. endometriose do colo V. ectopia com metaplasia imatura Estão corretas as assertivas:
Em relação à endometriose, está correto afirmar que: I. a dosagem de CA 125 acima de 100 UI/ml ocorre nos casos de endometriose profunda. II. a ressonância Magnética Nuclear é útil para diagnosticar doença ovariana e doença profunda. III. a laparoscopia é o procedimento que fecha o diagnóstico e proporciona tratamento cirúrgico do processo.
Assinale a opção que contempla complicações de deslocamento prematuro da placenta (DPP):
Compartilhar