Questões na prática

Ortopedia

Recém-nascido do sexo feminino, com uma semana de vida, foi examinado pelo pediatra, que constatou estalido no quadril esquerdo e suspeitou de displasia do desenvolvimento do quadril (DDH). Encaminhou ao ortopedista, que realizou a manobra de ortolani e teve dúvida quanto a sua positividade. O exame complementar de maior especificidade a ser solicitado para confirmar ou afastar o diagnóstico de DDH é a:

A
radiografia simples
B
ressonância nuclear magnética
C
ultrassonografia
D
artrografia
Sobre o triângulo de Calot é correto afirmar que:
Lactente de 2 meses e 15 dias de vida, filho de mãe portadora de HIV, que fez corretamente a profilaxia para transmissão vertical, está com fórmula infantil e no percentil 50% da curva de peso-estatura, veio ao terceiro retorno no ambulatório de referência assintomático. Interprete os seguintes exames colhidos com 1 mês e 15 dias de vida:
Você é responsável pelos cuidados clínicos prestados a homem de 80 anos, internado com pneumonia e descompensação do diabetes melitus. Durante as visitas hospitalares matinais rotineiras você encontra o paciente sonolento e, nas duas últimas noites, você tem recebido telefonemas da enfermeira do turno da noite, relatando que o paciente apresentou agitação ao entardecer, não aceitando os medicamentos ou alimentos por via oral. Sobre o quadro acima, é correto afirmar, EXCETO:
Ensaios clínicos randomizados envolvendo gestantes com hipertensão arterial leve ou moderada mostraram que o grupo tratado apresentou significativamente menos hipertensão gestacional grave e maior número de recém-nascidos pequenos para a idade gestacional. Esse efeito restou mais evidente quando as gestantes fizeram uso de:
Compartilhar