Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Recém-nascido é levado à consulta médica com dez dias de vida por apresentar icterícia. Mãe refere que fez pré-natal, parto normal, hospitalar, alta conjunta 60 horas após o parto. O peso do nascimento foi 3020g e a idade gestacional de 39 semanas. Na alta recebeu orientações, inclusive sobre icterícia, pois a criança encontrava-se ictérica zona II. Desde o nascimento criança foi mantida em aleitamento materno exclusivo. Durante a consulta médica foi constatado que o RN apresentava icterícia zona II, sem qualquer outra alteração clínica, e o peso no momento era 3060g. A melhor conduta é:

A
Tranquilizar a mãe, pois deve se tratar de icterícia fisiológica.
B
Suspender o aleitamento materno, pois deve ser causada pelo leite materno.
C
Complementar a alimentação com fórmula, pois deve ser por baixa ingestão calórica.
D
Investigação laboratorial e acompanhamento clínico.
Com relação ao mecanismo básico de secreção de ácido clorídrico, podemos afirmar:
Com relação ao fator intrínseco, podemos afirmar:
Paciente 37 anos, gestante com 36 semanas, procurou o serviço de emergência com queixa de tremor de extremidades, diarreia e intolerância ao calor. Ao exame físico, encontramos bócio, exoftalmia e taquicardia. A melhor conduta será:
Pré-escolar com 4 anos, procurou ambulatório de pediatria com queixa de febre há 8 dias, edema de mãos e pés, congestão conjutival bilateral, hiperemia difusa de mucosa oral e faríngea, além de exantema. Assinale o provável diagnóstico:
Compartilhar