Recém-nascido pré-termo de 34 semanas, asfíxico, apresenta anúria há 30 horas. Neste caso, a causa provável é insuficiência renal:
A
crônica.
B
aguda pré-renal.
C
aguda pós-renal.
D
aguda intrínseca.
Outras questões
Pré-escolar de 3 anos é levado à emergência com quadro de febre e tosse há 3 dias. Exame físico: t.ax.: 38,5°C, regular estado geral, FR: 58 mrpm e tiragem subcostal. Rx de tórax: broncopneumonia em lobo inferior esquerdo. O diagnóstico e a conduta adequada são, respectivamente:
Após a chegada da equipe médica, o atendimento das vítimas triadas em primeiro lugar deve ser realizado com qual manobra?
Na avaliação da dor lombar há os "sinais de alerta" que indicam uma condição mais grave, como câncer, infecção, fratura ou síndrome da cauda equina. Dentre as seguintes alternativas, qual NÃO é um sinal de alerta:
Recém-nascido de 36 semanas de gestação, sexo masculino, parto cesariana, nasce em apneia, sendo recuperado com um ciclo de ventilação com pressão positiva, com balão e máscara. Em seguida, como permanece dependente de oxigênio, com gemido expiratório, batimento de asas de nariz e taquipneia, é levado para a unidade de terapia intensiva. Colocado em berço de calor radiante e campânula a 60% de FiO2, permanece com boa saturação (90 a 94%), com taquipneia e frequência respiratória que varia de 80 a 92 movimentos por minuto. Ao exame radiológico, observa-se espessamento da cisura entre lobo médio e inferior, aumento da trama vascular, hiperinsuflação pulmonar e inversão da cúpula diafragmática. O diagnóstico mais provável é: