Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Pediátrica

Recém-nascido prematuro de 32 semanas, com Apgar 8 e 9 evoluiu com doença da membrana hialina. Está com 10 dias de vida com parâmetros respiratórios muito bons. Desde o 2º dia iniciou a alimentação enteral mínima por sonda nasogástrica, com boa aceitação e evacuação normal de mecônio. Há 2 horas apresentou letargia, palidez, taquicardia e distensão abdominal acentuada com drenagem de grande quantidade de líquido de estase pela sonda. Nota-se distensão dolorosa à palpação profunda, sem sinais flogísticos e o RX simples de abdome revela apenas distensão gástrica e opacidade no restante do abdome. O diagnóstico mais provável é:

A
Atresia de duodeno.
B
Doença de Hirschsprung.
C
Enterocolite necrosante.
D
Volvo de intestino médio.
Sobre as hérnias inguinais na infância, é correto afirmar:
Uma paciente de 56 anos consulta com queixa de sangramento vaginal irregular, com último episódio há 20 dias. Estranhou o aparecimento dos sangramentos, num total de 4 episódios nos últimos 3 meses, pois acreditava estar na menopausa, por não apresentar menstruações há aproximadamente 7 anos. Relata episódios frequentes de fogachos e labilidade emocional. Apresenta antecedentes de miomatose uterina e cauterização de colo uterino por alteração anterior em sua citologia oncótica de Papanicolaou. Teve três gestações, todas com cesáreas, realizando laqueadura tubária após o último nascimento, há 20 anos. No exame ginecológico, detectou-se a presença de útero aumentado, irregular, com mobilidade normal, e ovários não palpáveis. Qual a conduta mais indicada no momento dessa consulta médica?
As principais ações de atendimento na Atenção Primária à Saúde são realizadas através dos 'Programas de Saúde'. Assinale a alternativa que corresponde ao objetivo desses programas.
A sífilis congênita ainda é um problema de saúde pública no país. Resulta da transmissão transplacentária do Treponema pallidum da gestante infectada não tratada ou inadequadamente tratada para seu concepto. Com relação a essa doença, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) A sífilis congênita precoce manifesta-se nos dois primeiros anos de vida, mas é mais evidente até a quinta semana. ( ) São características da sífilis congênita precoce: rinite sero-sanguinolenta, osteíte, choro ao manuseio, coriorretinite. ( ) A sífilis congênita tardia aparece após os 2 primeiros anos de vida do infectado e corresponde ao terciarismo do adulto. ( ) São características da sífilis congênita tardia: coriorretinite em sal e pimenta, condiloma plano, fronte olímpica, pseudoparalisia de Parrot. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Compartilhar