Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Recém-nascido (RN) pequeno para idade gestacional, com 15 horas de vida apresenta-se taquipneico, pletórico e com tremores de extremidades. A dosagem do hematócrito é de 67%. A conduta é

A
hiper-hidratação até melhora dos sintomas.
B
observação clínica e reavaliação após 24 horas de vida.
C
incentivar a amamentação e tratar apenas se o hematócrito se mantiver acima de 60%.
D
realizar exsanguineotransfusão parcial apenas se o RN se mantiver sintomático e com hematócrito maior que 75%.
E
exsanguineotransfusão parcial.
Arthur tem 4 anos de idade apresenta um tumor de 2cm, cístico, móvel, sem sinais flogísticos, localizado na linha média do pescoço. O diagnóstico mais provável é
Paciente de 10 anos após picada de inseto em face evoluiu após 24 horas com edema e vermelhidão em região de olho esquerdo. Ao exame físico edema e discreto eritema em pálpebra inferior esquerda, mobilidade ocular intrínseca e extrínseca normais, sem dor, visão preservadas e sem proptose. Identifique o diagnóstico e conduta mais adequada.
A sinusite nosocomial é uma complicação recentemente diagnosticada no paciente criticamente doente. Sobre isso, assinale a alternativa INCORRETA:
Uma criança de um ano e meio de idade que apresenta uma hérnia umbilical foi levada à consulta de rotina. A mãe da criança está ansiosa e quer tirar dúvidas sobre diagnóstico, conduta e cuidados. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
Compartilhar