Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Recém-nascido (RN) pequeno para idade gestacional, com 15 horas de vida apresenta-se taquipneico, pletórico e com tremores de extremidades. A dosagem do hematócrito é de 67%. A conduta é

A
hiper-hidratação até melhora dos sintomas.
B
observação clínica e reavaliação após 24 horas de vida.
C
incentivar a amamentação e tratar apenas se o hematócrito se mantiver acima de 60%.
D
realizar exsanguineotransfusão parcial apenas se o RN se mantiver sintomático e com hematócrito maior que 75%.
E
exsanguineotransfusão parcial.
Parturiente de 38 semanas é avaliada no pronto-atendimento da G.O. pelo acadêmico de medicina do 5º ano, que anota, no prontuário da paciente, as seguintes informações: O feto encontra-se com seu maior eixo concordante com o maior eixo uterino (1) e com sua cabeça próxima da bacia materna (2). Ao toque vaginal, trata-se de uma OEA (3), estando o ápice do pólo cefálico no plano zero de DeLee (4). As frases sublinhadas permitem definir, respectivamente:
Referindo-se ao tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), indica-se oxigenoterapia contínua domiciliar quando o paciente tiver:
Em relação ao tratamento do diabete melito do tipo 2, a Associação Americana de Diabete recomenda que:
Beatriz, 12 anos, teve menarca há cerca de 1 ano, com ciclos regulares. Neste ciclo vem apresentando dor pélvica inespecífica. Ao ultrassom, apresenta imagem esférica em topografia anexial direita, bem delimitada e circunscrita, de ecogenicidade heterogênea, com aspecto floculado e áreas hiperrefringentes em seu interior. O mais provável é:
Compartilhar