Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Gastroenterologia

Nefrologia

Recém-nascido, sexo masculino, iniciou ao final da terceira semana de vida, quadro de vômitos em jato após mamadas ao seio materno. A mãe procurou serviço de emergência sendo prescrito antiemético e recomendada elevação da cabeceira do berço. Os vômitos persistiram e se agravaram nos três dias subsequentes. A criança passou a perder peso e a apresentar pouca atividade, além de diminuição do débito urinário. Foi então novamente levado à emergência e os exames laboratoriais iniciais mostraram: Cloro: 90mEq/L, Potássio: 3,3 mEq/L, Sódio: 130 mEq/L. A gasometria colhida evidenciou alcalose metabólica. Frente ao quadro apresentado, o diagnóstico mais provável é:

A
galactosemia
B
refluxo gastroesofágico
C
estenose hipertrófica do piloro
D
hiperplasia congênita de suprarrenal
E
síndrome de hipertensão intracraniana
O paciente politraumatizado, com abertura ocular com estímulos verbais, flexão anormal aos estímulos dolorosos e emissão de sons incompreensíveis tem Glasgow de:
Em relação ao choque, marque a opção correta.
Paciente de 25 anos sofreu queda de altura de 2 metros, com trauma em membro inferior direito. Atendido no serviço de emergência com 1 hora de evolução, é diagnosticada uma fratura transversa de ossos da perna, associada a ferimento da pele de 3 cm, com exposição dos fragmentos ósseos. A ferida apresenta-se de aspecto limpo e não há sinais de comprometimento vascular ou nervoso. Assinale a alternativa que indica o tratamento adequado dessa lesão.
Em relação à reanimação neonatal na sala de parto, identifique as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) Na ausência de líquido amniótico meconial, um recém-nascido com 35 semanas de idade gestacional, que apresente ao nascimento choro forte e bom tônus muscular, não necessita ser submetido aos passos iniciais da reanimação neonatal, bastando manter suas vias aéreas pérvias e prover calor, colocando-o sobre o tórax e/ou abdome materno. ( ) Diante da presença de líquido amniótico meconial fluido ou espesso, recomenda-se que o obstetra aspire boca, faringe e narinas, com sonda de aspiração traqueal nº 8 ou nº 10, assim que haja o desprendimento do polo cefálico. ( ) Para a ventilação com pressão positiva, pode-se utilizar um balão autoinflável, um respirador manual ou um balão anestésico, tendo como interfaces a máscara ou a cânula traqueal e, eventualmente, a máscara laríngea. ( ) A intubação traqueal é indicada se houver necessidade de realizar massagem cardíaca e/ou de administração de adrenalina. ( ) Caso não haja resposta à administração traqueal de adrenalina, ou diante da necessidade de utilizar expansores de volume, bicarbonato ou naloxona, a via preferencial para administração de medicações na sala de parto é a veia umbilical. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Compartilhar