Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Gastroenterologia

Nefrologia

Recém-nascido, sexo masculino, iniciou ao final da terceira semana de vida, quadro de vômitos em jato após mamadas ao seio materno. A mãe procurou serviço de emergência sendo prescrito antiemético e recomendada elevação da cabeceira do berço. Os vômitos persistiram e se agravaram nos três dias subsequentes. A criança passou a perder peso e a apresentar pouca atividade, além de diminuição do débito urinário. Foi então novamente levado à emergência e os exames laboratoriais iniciais mostraram: Cloro: 90mEq/L, Potássio: 3,3 mEq/L, Sódio: 130 mEq/L. A gasometria colhida evidenciou alcalose metabólica. Frente ao quadro apresentado, o diagnóstico mais provável é:

A
galactosemia
B
refluxo gastroesofágico
C
estenose hipertrófica do piloro
D
hiperplasia congênita de suprarrenal
E
síndrome de hipertensão intracraniana
Sobre as neoplasias do trato genital feminino pode-se afirmar que:
Quais os critérios maiores de Jones na sua fase inicial da febre reumática?
Associe as doenças exantemáticas aos sinais patognomônicos: (1) Sarampo; (2) Escarlatina; (3) Eritema infeccioso; (4) Exantema súbito; (5) Monucleose. ( ) Tríade: amigdalite membranosa, febre, linfoadenopatia e esplenomegalia; ( ) Exantema facial em forma de borboleta (face esbofetada); ( ) Palidez peribucal (sinal de Filatow); ( ) Febre desaparece com início do exantema; ( ) Mancha de Koplik.
Emily tem 10 meses e vem para a USF para sua consulta mensal. Ela está no percentil 97 para peso e altura. Quanto ao desenvolvimento, ela já se senta com apoio, mas ainda não engatinha. Durante a consulta, a mãe nega outras alterações e lhe mostra que a bebê bate palminhas.
Compartilhar