Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Recém nato (RN) de parto normal, 2 dias, a termo, bolsa rota no ato, Apgar, 8/9, PN = 3.000g, estatura = 50 cm, cuja mãe iniciou o pré-natal no 7° mês e somente trouxe os exames solicitados na última consulta obstétrica há duas semanas. Os exames evidenciaram VDRL = 1/64, assintomática, sem tratamento prévio. A paciente recebeu na própria unidade de saúde 2,4 milhões de penicilina benzatina IM, não retornando para a segunda dose. O RN encontrava-se assintomático, com VDRL = 1/64. A conduta é:

A
Acompanhamento ambulatorial com repetição do VDRL em 30 dias.
B
Penicilina benzatina 50.000u/kg/dose IM, 1 vez.
C
Raio X de ossos longos, exame de líquor e penicilina benzatina 50.000u/kg/dose, 1 vez.
D
Raio X de ossos longos, exame de líquor e penicilina cristalina 100.000u/kg/dia, 10 dias, sem neurossífilis.
E
Não precisa realizar propedêutica por ser assintomático, mas administrar penicilina procaína 50.000u/kg IM por 10 dias.
Um homem de 75 anos, com fibrilação atrial e sem claudicação intermitente prévia, apresentou dor de início súbito em membro inferior direito há 3 horas. A frequência cardíaca é 120 bpm e a PA: 180 × 90 mmHg. A extremidade inferior direita está fria e pálida, com déficits motor e sensitivo. O pulso femoral neste membro está ausente, sendo que no membro inferior esquerdo todos os pulsos estão presentes. Conduta inicial mais apropriada, após a administração de heparina sistêmica:
Todos abaixo são sintomas do trato urinário inferior relacionados à hiperplasia prostática benigna (HPB), EXCETO:
Dos tipos raros de hérnias, a que tem em seu conteúdo um divertículo de Meckel é a
Arthur tem 4 anos de idade apresenta um tumor de 2cm, cístico, móvel, sem sinais flogísticos, localizado na linha média do pescoço. O diagnóstico mais provável é
Compartilhar