Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Recentemente, divulgaram-se mais de 1.000 casos de infecções pós-operatórias, em pacientes submetidos às cirurgias vídeo-endoscópicas e plásticas, entre outras, principalmente no estado do Rio de Janeiro. Estes casos apresentaram-se como infecções de pele e tecido subcutâneo com abscessos piogênicos, reação inflamatória aguda e supuração, com evolução lenta, formação de nódulos granulomatosos, ulceração e fistulização. Fato comum a todos os casos foi a falta de resposta aos antibióticos para cocos Gram positivos, e para bacilos Gram negativos inclusive multiresistentes, e ainda a observação de BAAR nestas lesões. A partir das informações acima, avalie as alternativas e assinale a correta:

A
Tratava-se de um possível surto de infecção por MRSA
B
Tratava-se de um possível surto de infecção por Acinetobacter baumanii associado ao MRSA
C
Tratava-se de um possível surto de infecção por Mycobacterium fortuitum associado ao MRSA
D
Tratava-se de um possível surto de infecção por Mycobacterium abscessus, associado ao Mycobacterium chelonae e ao Mycobacterium fortuitum
E
Nenhuma das alternativas anteriores está correta
A elevação progressiva da creatinina sérica de um paciente foi atribuída à obstrução parcial do trato urinário. O achado que corrobora esta hipótese é:
Com relação a conduta nas distopias testiculares, qual das afirmações abaixo é falsa ?
Qual das alternativas a seguir não é considerada causa de abortamento espontâneo precoce recorrente?
Associe os tipos de drenos e sondas às situações clínicas para as quais estão mais indicados. 1- Dreno de Kehr. 2- Dreno de Sump. 3- Dreno de Penrose. 4- Sonda Sengstaken-Blakemore. 5- Sonda nasogátrica. ( ) Obstrução intestinal. ( ) Exploração de vias biliares. ( ) Hemorragia digestiva por varizes esofágicas. A sequência numérica correta, de cima para baixo, é:
Compartilhar