Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Recentemente, divulgaram-se mais de 1.000 casos de infecções pós-operatórias, em pacientes submetidos às cirurgias vídeo-endoscópicas e plásticas, entre outras, principalmente no estado do Rio de Janeiro. Estes casos apresentaram-se como infecções de pele e tecido subcutâneo com abscessos piogênicos, reação inflamatória aguda e supuração, com evolução lenta, formação de nódulos granulomatosos, ulceração e fistulização. Fato comum a todos os casos foi a falta de resposta aos antibióticos para cocos Gram positivos, e para bacilos Gram negativos inclusive multiresistentes, e ainda a observação de BAAR nestas lesões. A partir das informações acima, avalie as alternativas e assinale a correta:

A
Tratava-se de um possível surto de infecção por MRSA
B
Tratava-se de um possível surto de infecção por Acinetobacter baumanii associado ao MRSA
C
Tratava-se de um possível surto de infecção por Mycobacterium fortuitum associado ao MRSA
D
Tratava-se de um possível surto de infecção por Mycobacterium abscessus, associado ao Mycobacterium chelonae e ao Mycobacterium fortuitum
E
Nenhuma das alternativas anteriores está correta
Na investigação de um paciente com disfagia de longa data foi realizado raio X de esôfago que mostrou megaesôfago grupo IV (pela classificação de Rezende). Nesse caso, a cirurgia que oferece piores resultados com recidiva precoce dos sintomas é:
Todos os fatores de risco abaixo associam-se à displasia do desenvolvimento do quadril, EXCETO:
Sobre parafimose no lactente, assinale a assertiva incorreta.
Paciente portador de sangramento retal comparece ao Hospital Escola Luiz Gioseffi Jannuzzi para realização de colonoscopia. A opção incorreta é:
Compartilhar