Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Referente à contratura de Dupuytrens, assinale a alternativa correta.

A
Não tem fator hereditário.
B
É uma contratura do tendão adutor do dedo mínimo.
C
Afeta todos os dedos igualmente.
D
Ocasionalmente a amputação é necessária.
E
Alcoolismo ou cirrose não tem relação com essa doença.
Criança com leucemia aguda apresenta Hb = 6,0 g/dl, leucócitos = 350.000/mm³, plaquetas = 15.000/mm³. Entre os cuidados emergenciais, sabe-se que NÃO deve ser prescrito:
A sífilis congênita resulta da disseminação transplacentária do Treponema pallidum da gestante infectada não tratada ou inadequadamente tratada para seu concepto. Assinale a alternativa que NÃO enumera características clínicas da sífilis congênita precoce no período neonatal.
Você é chamado para atender na sala de parto a um recém-nascido a termo, cuja mãe foi submetida à cesárea de emergência após diagnóstico de desproporção céfalo-pélvica. O recém-nascido nasceu hipotônico, cianótico, em apneia e com frequência cardíaca de 40 bpm, e necessitou de intubação traqueal, massagem cardíaca e 1 dose de adrenalina endovenosa para recuperar-se na sala de reanimação. Recebeu escore de Apgar de 1, 3 e 5, respectivamente no 1º, 5º e 10º minutos. Sobre o manejo terapêutico adequado desse recém-nascido na unidade de terapia intensiva neonatal, é correto afirmar:
Um homem de 20 anos apresenta-se para avaliação com dor lombar baixa de dois anos de evolução. Ele refere que a dor é predominantemente no final da madrugada e de manhã cedo, com uma rigidez matinal de uma hora na região lombar. De outras queixas, refere que apresenta ocasionalmente dor nos calcanhares. O exame físico não revelou anormalidades, com exceção de um teste de Schober com resultado de 3 cm. Um raio-X de sacroilíacas mostra esclerose e erosões bilaterais. Com relação a esse caso, é correto afirmar:
Compartilhar