Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Referente à contratura de Dupuytrens, assinale a alternativa correta.

A
Não tem fator hereditário.
B
É uma contratura do tendão adutor do dedo mínimo.
C
Afeta todos os dedos igualmente.
D
Ocasionalmente a amputação é necessária.
E
Alcoolismo ou cirrose não tem relação com essa doença.
Os problemas proctológicos mais frequentemente encontrados no puerpério (até 2 meses após o parto) são:
Um homem de 68 anos apresenta-se com queixa de dor em região de virilha direita há 18 meses. Apresenta como comorbidade hipertensão arterial com um controle razoável. A dor é pior com as caminhadas e ao subir escadas e melhora com o repouso. Não há dor noturna ou rigidez matinal, embora os primeiros passos da manhã ou quando o paciente se levanta de uma cadeira sejam mais difíceis. No exame físico, as manobras de FABER (ou FABERE), Trendelenburg e Thomas são positivas à direita. Com relação a esse caso, é INCORRETO afirmar:
O exame complementar do quadril mais adequado para a confirmação do diagnóstico de displasia do desenvolvimento do quadril de um recém-nascido de 22 dias, é:
Um bebê com sete dias de vida é admitido no serviço de emergência com quadro clínico de letargia, sucção débil, vômitos e distensão abdominal há dois dias. Ao exame físico, apresenta-se pálido, ictérico leve (Zona III de Kramer), hipotônico, hipoativo, mas reativo aos estímulos, com frequência cardíaca de 180 bpm, frequência respiratória de 60 ipm e temperatura axilar de 35,5°C. Realizado exame de glicemia capilar com valor de 35 mg/dl. O diagnóstico provável e a conduta inicial a ser tomada, nesse caso, são, respectivamente:
Compartilhar