Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Regurgitação de alimentos, halitose e crescente dificuldade para engolir vinham causando transtornos diários a uma aposentada de 74 anos. Naquela manhã, mesmo a contragosto, ela realizou a bateria de exames complementares proposta pelo geriatra que a acompanhava. Ao final, foi-lhe sugerida miotomia endoscópica ao se detectar um divertículo de esôfago, cujo lócus anatômico mais frequente é na região:

O diagnóstico de convulsão febril na infância é eminentemente clínico e, para tanto, alguns critérios devem ser considerados. Dos critérios abaixo, qual tem relação com convulsão febril?
Paciente com dor lombar irradiada ao membro inferior com a presença do Sinal de Lasègue, parestesias até dorso do pé e reflexos patelares e aquileus normais e simétricos terá comprometimento da raiz:
Recém-nascido apresenta ao final do 1º minuto de vida frequência cardíaca 80bpm, choro fraco, reagindo à aspiração das vias aéreas com caretas, hipotonia generalizada e cianose central. Após os cuidados, ao final do 5º minuto, encontra-se com frequência cardíaca 130 bpm, chorando forte, reagindo à aspiração das vias aéreas com espirros e com as mãos, com hipotonia dos membros inferiores mas movimentando os superiores, mantendo a cianose central. Qual o score de Apgar no 1º e 5º minutos de vida, respectivamente?
Em relação à resposta metabólica ao trauma, podemos afirmar que:
Compartilhar