As manifestações inflamatórias da artrite reumatóide costumam poupar, caracteristicamente:
A
Os punhos
B
Os ombros
C
Os tornozelos
D
A coluna dorsal e lombar
E
As articulações metatarsofalangeanas
Outras questões
Paciente com 25 anos de idade, vítima de acidente automobilístico há 20 minutos, deu entrada no pronto-socorro com PA = 80 x 60 mmHg, FC = 120 bpm e taquipneia. No atendimento inicial, identificaram-se sinais de pneumotórax à esquerda. O tórax foi drenado e conectado a um sistema de selo d’água, apresentando borbulhamento contínuo. Após infusão de 2.000 ml de cristaloide, o quadro hemodinâmico mantém-se inalterado, e o paciente continua com sinais de pneumotórax à esquerda. A revisão da drenagem torácica mostra que estava adequada e a radiografia simples revela colabamento completo do pulmão esquerdo com pneumotórax maciço. O provável diagnóstico é:
Homem de 35 anos de idade trabalha sem registro em carteira em uma fábrica de confecção. Há um mês apresenta tosse, febre e emagrecimento. Procurou o pronto-socorro da região onde foi diagnosticada tuberculose pulmonar com baciloscopia positiva. A conduta do médico do pronto-socorro deve ser:
Homem de 36 anos de idade, assintomático, procurou Centro de Referência e Treinamento para DST-AIDS por resultado de sorologia positiva para HIV, sem evidências de doença oportunista, com CD4 = 394 cél/mm³ e carga viral = 22.000 cópias/ml. O PPD foi de 3 mm e a radiografia de tórax evidenciou micronódulos e discreto espessamento pleural em ápice direito. Negou contato atual ou prévio com tuberculose. A conduta recomendada é:
A obstrução arterial aguda periférica secundária a aterosclerose obliterante ocorre mais frequentemente na artéria: