Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Hematologia

Nenhum medicamento é inócuo, podendo acarretar reações adversas que comprometem qualidade de vida e, eventualmente, sobrevida. É INCORRETO afirmar que: Referência: FUCHS, F.D., WANNMACHER, L.; FERREIRA, M.D. Farmacologia clínica. Terceira edição. Editora Guanabara Koogan, 2004.

A
As alterações do equilíbrio hidroeletrolítico associadas aos corticóides e os distúrbios gastrointestinais causados por antiinflamatórios não esteróides são exemplos de efeitos colaterais desses medicamentos.
B
As maiores incidências de surdez e intoxicações digitálicas em pacientes com insuficiência renal, tratados respectivamente com aminoglicosídeos e digoxina, em comparação com os que apresentam função renal normal, são exemplos de sobredosagem relativa.
C
Certos casos de diarréias e infecções secundárias após a utilização de antimicrobianos que alteram a flora do organismo são exemplos de efeitos secundários desses medicamentos
D
A administração repetida de morfina, na mesma dosagem, diminui progressivamente a intensidade de seus efeitos farmacológicos é exemplo de hipersensibilidade.
E
A ocorrência de anemia hemolítica, por deficiência da glicose-6-fosfato-desidrogenase, em alguns pacientes sob uso de medicamentos derivados da cloroquina é classificada como uma idiossincrasia desses medicamentos.
Escolar de quatro anos é atendido no pronto-socorro com diagnóstico de asma. Sua mãe relata tosse seca intermitente com sibilância, que começou na madrugada, acompanhada de febre com Tax 38°C. A mãe relata que esse quadro é recorrente e que ela, em seguidas noites, se vê na necessidade de levar seu filho para o atendimento pelas crises que se repetem. Considerando a hipótese diagnóstica das opções abaixo, é incorreto afirmar que:
Assinale o marcador sorológico da cirrose biliar primária:
Considere um paciente submetido à correção de hérnia inguinal indireta recidivada, técnica de Shouldice. Retorna ao ambulatório no pós-operatório, com dor testicular e edema no testículo. Qual a hipótese provável e a conduta mais apropriada?
Qual o esquema terapêutico mais indicado para o tratamento da cardite reumática?
Compartilhar