Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Hematologia

Nenhum medicamento é inócuo, podendo acarretar reações adversas que comprometem qualidade de vida e, eventualmente, sobrevida. É INCORRETO afirmar que: Referência: FUCHS, F.D., WANNMACHER, L.; FERREIRA, M.D. Farmacologia clínica. Terceira edição. Editora Guanabara Koogan, 2004.

A
As alterações do equilíbrio hidroeletrolítico associadas aos corticóides e os distúrbios gastrointestinais causados por antiinflamatórios não esteróides são exemplos de efeitos colaterais desses medicamentos.
B
As maiores incidências de surdez e intoxicações digitálicas em pacientes com insuficiência renal, tratados respectivamente com aminoglicosídeos e digoxina, em comparação com os que apresentam função renal normal, são exemplos de sobredosagem relativa.
C
Certos casos de diarréias e infecções secundárias após a utilização de antimicrobianos que alteram a flora do organismo são exemplos de efeitos secundários desses medicamentos
D
A administração repetida de morfina, na mesma dosagem, diminui progressivamente a intensidade de seus efeitos farmacológicos é exemplo de hipersensibilidade.
E
A ocorrência de anemia hemolítica, por deficiência da glicose-6-fosfato-desidrogenase, em alguns pacientes sob uso de medicamentos derivados da cloroquina é classificada como uma idiossincrasia desses medicamentos.
Lactente de 4 meses de idade é levado à consulta de puericultura. Os marcos do desenvolvimento esperados nessa idade são:
Os transtornos alimentares na adolescência, em particular a anorexia nervosa e a bulimia, são cada vez mais diagnosticados. Qual dentre as características abaixo é encontrada, principalmente, nos anoréxicos?
Mulher, 25 anos, magra, em autoexame percebe pequeno nódulo no pescoço, de localização anterior, móvel à deglutição, ao falar e à palpação. Qual é a principal hipótese diagnóstica inicial?
Um menino de 13 anos de idade reclama de dor no joelho direito há cerca de um mês que piora após correr. Sua dor iniciou uma semana após sua admissão na equipe de corrida da escola. Nega dor em outras articulações e nega também edema e eritema articular. Sem outras queixas. Ao exame físico constata-se apenas dor à palpação da tuberosidade tibial direita. Qual a principal hipótese diagnóstica?
Compartilhar