Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Hematologia

Nenhum medicamento é inócuo, podendo acarretar reações adversas que comprometem qualidade de vida e, eventualmente, sobrevida. É INCORRETO afirmar que: Referência: FUCHS, F.D., WANNMACHER, L.; FERREIRA, M.D. Farmacologia clínica. Terceira edição. Editora Guanabara Koogan, 2004.

A
As alterações do equilíbrio hidroeletrolítico associadas aos corticóides e os distúrbios gastrointestinais causados por antiinflamatórios não esteróides são exemplos de efeitos colaterais desses medicamentos.
B
As maiores incidências de surdez e intoxicações digitálicas em pacientes com insuficiência renal, tratados respectivamente com aminoglicosídeos e digoxina, em comparação com os que apresentam função renal normal, são exemplos de sobredosagem relativa.
C
Certos casos de diarréias e infecções secundárias após a utilização de antimicrobianos que alteram a flora do organismo são exemplos de efeitos secundários desses medicamentos
D
A administração repetida de morfina, na mesma dosagem, diminui progressivamente a intensidade de seus efeitos farmacológicos é exemplo de hipersensibilidade.
E
A ocorrência de anemia hemolítica, por deficiência da glicose-6-fosfato-desidrogenase, em alguns pacientes sob uso de medicamentos derivados da cloroquina é classificada como uma idiossincrasia desses medicamentos.
A prevenção da tuberculose a partir da aplicação de uma dose de BCG intradérmico, ao nascimento, tem maior efeito protetor na diminuição da
Paciente feminina, de 43 anos, encaminhada por adinamia, lentificação psicomotora e sintomas depressivos. Apresentando tosse, com escarro amarelado, há 7 dias. Ao exame físico, PA 90/60 mmHg e rarefação de pelos pubianos. Os familiares referiam história prévia de complicação obstétrica hemorrágica há 7 anos e amenorreia, desde então. Exames laboratoriais:TSH 8,0 (0.45-4,5 mUI/L), T4L 0.3 mg/dL (0,6-1,7mg/dL) e glicemia 45 mg/dL. Trata-se, provavelmente, de:
No tratamento da gota, podemos afirmar:
Dentro das Espondiloartropatias Soronegativas, as uveítes apresentam as seguintes características clínicas:
Compartilhar