Relacione as síndromes de malformações Congênitas associadas à Cardiopatia Congênita: (1) Rubéola congênita; (2) Síndrome de Apert; (3) Crouzon; (4) RN mãe diabética; (5) Kartagener. ( ) CIV; ( ) PCA, coartação da aorta; ( ) PCA, estenose pulmonar periférica; ( ) Dextrocardia; ( ) Miocardia hipertrófica CIV.
A
3, 4, 2, 1, 5
B
5, 3, 2, 4, 1
C
4, 2, 1, 3, 5
D
2, 3, 1, 5, 4
E
1, 3, 4, 2, 5
Outras questões
Jovem de 15 anos, hígida, com ciclos menstruais regulares (com duração de 7 dias em intervalos de 28 a 30 dias), veio à consulta por dismenorreia. Informou que ainda era virgem e que a menarca havia ocorrido aos 12 anos. A dor, que iniciara há 1 ano, 20 meses após a menarca, caracterizava-se por ser constante desde o primeiro sinal do fluxo até o último dia da menstruação. Ao exame clínico, não foram constatadas anormalidades e o hímen estava íntegro. Diante deste quadro, assinalar a alternativa CORRETA.
Em pacientes pediátricos, qual o agente etiológico mais frequente em pneumonia com derrame pleural?
Com relação às parasitoses intestinais, assinalar a alternativa CORRETA.
Homem de 22 anos é trazido à emergência por uma ambulância devido a quadro de dor toráxica e formigamento nas mãos. Acredita ter sofrido ataque cardíaco e está muito assustado com a possibilidade de morrer subitamente. Relata episódios semelhantes toda vez que se encontra em locais com muitas pessoas. Nega antecedentes de qualquer doença. Ao exame, apresenta sudorese, taquipneia e pressão arterial, ligeiramente, acima de 140/90 mmHg. O eletrocardiograma mostra taquicardia sinusal. A temperatura, a glicemia e a dosagem de enzimas cardíacas estão normais. Qual o manejo mais apropriado para esta situação na emergência?