Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Neonatologia

Cardiopediatria

Doenças Respiratórias

Relacione as síndromes de malformações Congênitas associadas à Cardiopatia Congênita: (1) Rubéola congênita; (2) Síndrome de Apert; (3) Crouzon; (4) RN mãe diabética; (5) Kartagener. ( ) CIV; ( ) PCA, coartação da aorta; ( ) PCA, estenose pulmonar periférica; ( ) Dextrocardia; ( ) Miocardia hipertrófica CIV.

A
3, 4, 2, 1, 5
B
5, 3, 2, 4, 1
C
4, 2, 1, 3, 5
D
2, 3, 1, 5, 4
E
1, 3, 4, 2, 5
Considere as afirmações abaixo sobre obesidade em adultos. I - A incidência de câncer de cólon, reto, vesícula de vias biliares é maior em mulheres obesas. II - A presença de insuficiência renal, de glaucoma, de doença coronariana e de acidente vascular cerebral contraindica o uso de sibutramina em pacientes obesos. III - Uma das complicações da pele associadas à obesidade é a acantose nigricans. Esta reflete resistência à insulina, porém não melhora com a redução de peso. Qual a alternativa correta?
São sinais sugestivos de infecção faringoamigdaliana estreptocóccica todos os fatores abaixo, exceto:
Uma menina de 4 anos de idade é atendida apresentando febre e erupção cutânea. A febre apareceu há 6 dias, junto com uma dor de garganta, olhos secos e lábios rachados. Hoje, a criança se apresenta cansada e com temperatura de 38,8°C. As conjuntivas estão edemaciadas bilateralmente, e não há linfoadenopatia cervical e eritema das mãos e dos pés. A pele dos pés está descascando, como se tivesse sido gravemente queimada. A primeira conduta a tomar neste caso é:
Recém-nascido a termo , de mãe primípara, sem intercorrências no pré-natal e no parto, com 6 horas de vida, está tendo dificuldade com a amamentação. Criança não urinou nem evacuou. Ao exame, o único sinal observado foi icterícia em face e parte superior do tronco. O diagnóstico provável e a conduta são:
Compartilhar