Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

RN a termo, 39 semanas de idade gestacional, nascido de parto vaginal, líquido amniótico claro. Apgar 3 no primeiro minuto (ausência de movimentos respiratórios e freqüência cardíaca de 85 bpm). Após o aquecimento, posicionamento e aspiração de boca e narinas, próximo passo é:

A
a ventilação por pressão positiva com O2 100%.
B
O2 inalatório 5 l/min e estimulo tátil.
C
a entubação traqueal.
D
a ventilação por pressão positiva com O2 100% e massagem cardíaca.
E
a intubação traqueal e massagem cardíaca.
Paciente em tratamento de doença polipoide séssil intestinal e carcinoma in situ já operado. Relata atualmente sangramento vaginal, mesmo estando na menopausa. Evolução clínica e síndrome:
A aquisição da linguagem depende de um aparato neurobiológico e social, de um parto sem intercorrências e da interação social desde sua concepção. Alteração em qualquer uma dessas frentes pode prejudicar sua aquisição e seu desenvolvimento. Assinale a alternativa correta sobre aquisição da linguagem.
Lactente, Clara, 4 meses, é levada pela sua mãe à consulta pediátrica de rotina. Durante a consulta, o pediatra questiona sobre como está a sua alimentação e o seu desenvolvimento. Considerando-se a sua faixa etária, as respostas a essas perguntas, estando esses critérios adequados, deveriam ser, respectivamente:
Um paciente de 84 anos é levado por familiares ao pronto-socorro por apresentar agitação psicomotora e confusão mental de início há um dia. Após o atendimento inicial e a coleta de exames para elucidação diagnóstica, o médico deverá diagnosticar delirium caso o paciente também apresente:
Compartilhar