Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

RN a termo, com 24 horas de vida, inicia icterícia que se estende até a Zona III de Krammer. Mãe Rh negativo com teste de Coombs indireto negativo. RN tipo A positivo com teste de Coombs direto fracamente positivo. O RN encontra-se em bom estado geral, com peso de 3200 g. Qual o diagnóstico provável e a conduta, nesse caso?

A
incompatibilidade pelo sistema Rh. Aplica-se a vacina anti-D na mãe e inicia-se fototerapia no RN.
B
incompatibilidade pelo sistema ABO. Não se aplica a vacina anti-D na mãe e solicita-se a dosagem de bilirrubinas para o RN e inicia-se fototerapia.
C
incompatibilidade pelo sistema Rh. Não se aplica a vacina anti-D na mãe e indica-se exsanguinotransfusão no RN.
D
incompatibilidade pelo sistema ABO. Aplica-se a vacina anti-D na mãe e solicita-se dosagem de bilirrubinas para o RN e inicia-se fototerapia.
Das cardiopatias congênitas qual se manifesta com maior frequência com insuficiência cardíaca?
Para tratamento de ferimento na região palmar hipotênar da mão, o bloqueio mais adequado deve ser empreendido no nervo:
Qual a variável com maior probabilidade de estar elevada, após colecistectomia videolaparoscópica sem intercorrências, devido ao pneumoperitônio por CO2:
Sobre câncer de canal anal, identifique as afirmativas verdadeiras (V) e falsas (F): ( ) O tipo histológico menos comum é o espinocelular e o cloacogênico, observado em 30% dos casos. ( ) O carcinoma espinocelular é mais comum em homens aproximadamente 3:1. ( ) O 5-fluoracil é o quimioterápico mais utilizado no tratamento. ( ) Radioterapia tem boa resposta no tratamento com dose de 4 500 e 5 500 gy divididos em 5 semanas. ( ) A ressecção local pode ser indicada nos tumores menores que 2cm de diâmetro. Está correta a alternativa:
Compartilhar