Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

RN a termo, com 24 horas de vida, inicia icterícia que se estende até a Zona III de Krammer. Mãe Rh negativo com teste de Coombs indireto negativo. RN tipo A positivo com teste de Coombs direto fracamente positivo. O RN encontra-se em bom estado geral, com peso de 3200 g. Qual o diagnóstico provável e a conduta, nesse caso?

A
incompatibilidade pelo sistema Rh. Aplica-se a vacina anti-D na mãe e inicia-se fototerapia no RN.
B
incompatibilidade pelo sistema ABO. Não se aplica a vacina anti-D na mãe e solicita-se a dosagem de bilirrubinas para o RN e inicia-se fototerapia.
C
incompatibilidade pelo sistema Rh. Não se aplica a vacina anti-D na mãe e indica-se exsanguinotransfusão no RN.
D
incompatibilidade pelo sistema ABO. Aplica-se a vacina anti-D na mãe e solicita-se dosagem de bilirrubinas para o RN e inicia-se fototerapia.
Quais são os tumores abdominais mais frequentes em pediatria ?
Paciente do sexo feminino, 25 anos, compareceu ao ambulatório de otorrinolaringologia queixando de otorreia purulenta à esquerda há cerca de 3 anos. Refere que a otorreia é cíclica e piora quando mergulha ou quando fica gripada. Ao exame otoscópico apresenta perfuração na região atical com presença de lamelas. Tomografia computadorizada revela erosão do esporão de chausse. Qual a sua principal hipótese diagnóstica?
Pacientes que apresentam claudicação intermitente têm os seguintes sintomas, com exceção de:
São fatores relacionados a maior risco de osteoporose:
Compartilhar