RN a termo, com 24 horas de vida, inicia icterícia que se estende até a Zona III de Krammer. Mãe Rh negativo com teste de Coombs indireto negativo. RN tipo A positivo com teste de Coombs direto fracamente positivo. O RN encontra-se em bom estado geral, com peso de 3200 g. Qual o diagnóstico provável e a conduta, nesse caso?
A
incompatibilidade pelo sistema Rh. Aplica-se a vacina anti-D na mãe e inicia-se fototerapia no RN.
B
incompatibilidade pelo sistema ABO. Não se aplica a vacina anti-D na mãe e solicita-se a dosagem de bilirrubinas para o RN e inicia-se fototerapia.
C
incompatibilidade pelo sistema Rh. Não se aplica a vacina anti-D na mãe e indica-se exsanguinotransfusão no RN.
D
incompatibilidade pelo sistema ABO. Aplica-se a vacina anti-D na mãe e solicita-se dosagem de bilirrubinas para o RN e inicia-se fototerapia.
Outras questões
É atendido na emergência, lactente de quatro meses acompanhado de sua mãe com história de queda acidental do colo há duas horas. Foi diagnosticada fratura na diáfise do fêmur em espiral. Diante da suspeita consistente de maus-tratos, a atitude imediata correta será:
Em relação aos antiagregantes plaquetários como a aspirina e o clopidogrel, é correto afirmar que:
Assinale a alternativa que contém o(s) critério(s) mais adequado(s) para o diagnóstico de asfixia perinatal.
Menino de 2 meses de idade que chora muito foi trazido à consulta por apresentar raias de sangue nas fezes em quase todas as evacuações. A mãe informou que a criança mamava exclusivamente em seio e que o pai e o irmão tinham asma. Qual o diagnóstico mais provável?