Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

RN a termo, com 24 horas de vida, inicia icterícia que se estende até a Zona III de Krammer. Mãe Rh negativo com teste de Coombs indireto negativo. RN tipo A positivo com teste de Coombs direto fracamente positivo. O RN encontra-se em bom estado geral, com peso de 3200 g. Qual o diagnóstico provável e a conduta, nesse caso?

A
incompatibilidade pelo sistema Rh. Aplica-se a vacina anti-D na mãe e inicia-se fototerapia no RN.
B
incompatibilidade pelo sistema ABO. Não se aplica a vacina anti-D na mãe e solicita-se a dosagem de bilirrubinas para o RN e inicia-se fototerapia.
C
incompatibilidade pelo sistema Rh. Não se aplica a vacina anti-D na mãe e indica-se exsanguinotransfusão no RN.
D
incompatibilidade pelo sistema ABO. Aplica-se a vacina anti-D na mãe e solicita-se dosagem de bilirrubinas para o RN e inicia-se fototerapia.
O íleo meconial é uma causa de obstrução intestinal no período neonatal. A quase totalidade desses recém-nascidos se enquadra no diagnóstico de:
Na maioria dos serviços de cirurgia, a partir da década de noventa, incrementou-se o uso de telas de polipropileno no reparo de hérnias inguinais. O fator principal foi:
O microorganismo mais frequentemente isolado no líquido ascítico de pacientes com peritonite bacteriana espontânea é:
Criança de seis anos e cinco meses de idade convive com o pai, que após um quadro de febre vespertina por três semanas e tosse produtiva, foi diagnosticado como tuberculose pulmonar. A bacterioscopia do escarro foi positiva, o PPD foi de 17 mm, e o RX de tórax apresentava condensação com área de hipertransparência em terço superior direito, sugerindo imagem de caverna. A criança se apresentava em bom estado geral. O RX de tórax revelava condensação em terço médio direito sem área sugestiva de caverna. O resultado do PPD foi de 16 mm e a bacterioscopia do escarro foi negativa. O menor também recebeu diagnóstico de tuberculose pulmonar. As prováveis justificativas para as diferenças clínicas, radiológicas e laboratoriais entre a tuberculose pulmonar do pai e a de seu filho são, que na infância ocorre, em geral:
Compartilhar