Questões na prática

Pediatria

Ortopedia

RN a termo, com peso 2500g é trazido ao médico com 20 dias de vida por choro à manipulação desde o 4º dia de vida. Sua mãe não fez o pré-natal. Ao exame físico, estava em regular estado geral, com palidez cutâneo-mucosa, fígado palpável a 4 cm do rebordo costal direito e baço palpável a 2,5cm do rebordo costal esquerdo. Rx de ossos longos revela lesões periostais no úmero bilateralmente. O diagnóstico mais provável é:

A
Osteogênese imperfeita.
B
Raquitismo.
C
Osteomelite.
D
Toxoplasmose congênita.
E
Sífilis congênita.
Qual o esquema terapêutico mais indicado para o tratamento da cardite reumática?
Um menino de 3 anos de idade, sem antecedentes clínicos, apresenta há três semanas uma história de febre de moderada intensidade (38,5 °C), intermitente, acompanhada de um aumento na região cervical anterior submandibular direita, que, à palpação, mostra-se como um linfonodo relativamente móvel e doloroso de cerca de 4-5 cm de diâmetro. Marque a alternativa com o diagnóstico mais provável.
Um bebê de dois meses de idade apresenta diarreia aquosa, oito episódios ao dia, com raios de sangue, e febre baixa, há 3 dias. Os pais referem que o bebê mama exclusivamente ao seio, e que recentemente (há uma semana), tomou as vacinas Tetra-HIB (difteria, coqueluche, tétano e Haemophilus influenzae tipo B), Antipólio (Sabin), e antirrotavírus. O estado do bebê é razoável, sem sinais de desidratação. Marque a alternativa correta em relação a este caso.
Frente a um paciente queimado, qual a sequência mais adequada de conduta?
Compartilhar