Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Uma menina de 6 meses de idade chega ao pronto-socorro com história de febre há 2 dias, irritabilidade e anorexia, sem outros sintomas. O exame físico revelou: regular estado geral, discreta palidez cutaneomucosa e temperatura axilar de 38ºC, sem outras alterações. O hemograma revelou 19.500 leucócitos/mm³, com 20% de bastonetes e 70% de segmentados e a urina tipo I, colhida por sondagem vesical, revelou 230.000 leucócitos/mm³. Em relação a esse caso, pode-se afirmar que:

A
o mapeamento com DTPA é um bom exame para a confirmação de pielonefrite.
B
não há indicação de investigação radiológica, pois trata-se do primeiro episódio de infecção urinária em menina.
C
o número elevado de leucócitos, em urina colhida por sondagem vesical, confirma o diagnóstico de pielonefrite.
D
o agente etiológico mais provável é o Proteus sp.
E
o tratamento deve ser iniciado com antibiótico empírico, enquanto aguarda a urocultura para confirmação da infecção.
Um recém-nascido com 4 horas de vida apresenta quadro de sofrimento respiratório grave por aspiração de mecônio. Necesstou ventilação em sala de parto. O RX de tórax evidencia pneumotórax hipertensivo à direita. Os achados clínicos que se correlacionam com os achados radiológicos neste caso são:
Um menino de 7 anos e 2 meses consulta com queixas de dor de garganta, dor abdominal e febre. Ao exame físico, apresenta temperatura axilar de 38,9°C; rash cutâneo não pruriginoso, principalmente em tronco, membros superiores e face, poupando a região perioral; tonsilas palatinas recobertas por exsudato branco-amarelado e intensa hiperemia orofaríngea e no dorso da língua; adenomegalias dolorosas em cadeia cervical D. e submandibular. Tal quadro tem evolução de mais de 48 horas. A prescrição recomendada pelo Ministério da Saúde nessa situação é:
Assinale a alternativa incorreta sobre as Convulsões Febris:
Sobre o câncer colorretal é CORRETO afirmar:
Compartilhar