Recém nato (RN) de parto normal, 2 dias, a termo, bolsa rota no ato, Apgar, 8/9, PN = 3.000g, estatura = 50 cm, cuja mãe iniciou o pré-natal no 7° mês e somente trouxe os exames solicitados na última consulta obstétrica há duas semanas. Os exames evidenciaram VDRL = 1/64, assintomática, sem tratamento prévio. A paciente recebeu na própria unidade de saúde 2,4 milhões de penicilina benzatina IM, não retornando para a segunda dose. O RN encontrava-se assintomático, com VDRL = 1/64. A conduta é:
A
Acompanhamento ambulatorial com repetição do VDRL em 30 dias.
B
Penicilina benzatina 50.000u/kg/dose IM, 1 vez.
C
Raio X de ossos longos, exame de líquor e penicilina benzatina 50.000u/kg/dose, 1 vez.
D
Raio X de ossos longos, exame de líquor e penicilina cristalina 100.000u/kg/dia, 10 dias, sem neurossífilis.
E
Não precisa realizar propedêutica por ser assintomático, mas administrar penicilina procaína 50.000u/kg IM por 10 dias.
Outras questões
Adolescente de 15 anos de idade cursa com febre baixa, exantema maculopapuloso que se iniciou na face, no couro cabeludo e pescoço, espalhando-se, posteriormente, para todo o corpo e linfonodomegalia retroauricular e cervical. O diagnóstico é de:
Aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida é uma das medidas de maior eficácia e de menor custo de que se dispõe no enfrentamento da mortalidade infantil. À luz dos conhecimentos sobre o leite materno, julgue os itens seguintes. I. Quanto à composição proteica do leite humano, 80% correspondem à caseína e 20% à lactoalbumina; II. O controle da secreção e da ejeção do leite humano são efetivados, respectivamente, pelos hormônios prolactina e ocitocina; III. Considera-se que a pega está adequada quando a boca do bebê está bem aberta, o lábio inferior está voltado para fora e o superior para cima, o queixo toca o peito da mãe, aparece mais aréola acima da boca do bebê do que abaixo, e ele suga e deglute de forma coordenada; IV. Entre as imunoglobulinas presentes no leite humano predominam as IgG e IgM; V. O médico deve recomendar a uma mãe com infecção pelo vírus da hepatite C que não amamente. Estão certos apenas os itens:
Acerca das situações clínicas envolvendo parasitas intestinais na área pediátrica, assinale a opção correta.
João, 58 anos, natural de Minas Gerais, hipertenso há 20 anos, chega à Emergência com dor abdominal aguda seguida por distensão e vômitos fecaloides, há 24 horas. História de cirurgia para apendicite aguda há 24 anos e doença diverticular. Exame físico: T ax 36.5°C, PA 90 X 60 mmHg, FC 108 bpm, FR 28irpm. Exames laboratoriais iniciais hematócrito 45%, leucócitos 10.000/mm³, creatinina 1,6mg/dl, ureia 78mg/dl, K 4,9mEq/I, Na 140mEq/I.
As alterações hemodinâmicas se devem a: