Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Carlos, 65 anos, relata que seu irmão faleceu recentemente de dissecção aguda de aorta e pergunta ao médico se pode ter a mesma doença e se deve fazer exames. Nega hipertensão, diabetes ou cirurgias prévias. Uma meta-análise reviu estudos para avaliar a acurácia da história clínica, do exame físico e da radiografia de tórax no diagnóstico de dissecção aguda da aorta torácica. Alguns dos resultados encontrados foram: (1) dor torácica intensa de início súbito mostrou sensibilidade de 84%; (2)o sopro diastólico mostrou razão de verossimilhança positiva de 1,4; (3). A sensibilidade de radiografia de tórax anormal foi de 90%. A curva enzimática mostra elevação de troponina e CPK-mb com queda precoce, caracterizando:

A
infarto agudo de miocárdio.
B
angina instável.
C
embolia pulmonar.
D
reperfusão coronariana.
O tratamento da asma no período intercrise em crianças portadoras de asma persistente leve é:
As seguintes substâncias psicóticas são consideradas estimulantes do Sistema Nervoso Central:
RN pós-termo, nasce deprimido necessitando manobras de reanimação neonatal devido presença de líquido meconial espesso; evoluiu com necessidade de ventilação mecânica e internação em UTI Neonatal. Dentre as complicações mais comuns que podem ocorrer na Síndrome de aspiração meconial, assinale a correta:
Com relação a infecções causadas pelo vírus Varicela-Zóster em crianças com infecção pelo HIV, considere as seguintes afirmações: I - A varicela costuma ser mais severa, com grande número de lesões cutâneas (> 400), muitas vezes de apresentação atípica. II - A varicela ou o Herpes-Zóster frequentemente apresentam-se de forma recorrente ou prolongada. III - O Herpes-Zóster é considerado uma "doença sentinela" para a infecção pelo HIV. Quais são corretas?
Compartilhar