Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Carlos, 65 anos, relata que seu irmão faleceu recentemente de dissecção aguda de aorta e pergunta ao médico se pode ter a mesma doença e se deve fazer exames. Nega hipertensão, diabetes ou cirurgias prévias. Uma meta-análise reviu estudos para avaliar a acurácia da história clínica, do exame físico e da radiografia de tórax no diagnóstico de dissecção aguda da aorta torácica. Alguns dos resultados encontrados foram: (1) dor torácica intensa de início súbito mostrou sensibilidade de 84%; (2)o sopro diastólico mostrou razão de verossimilhança positiva de 1,4; (3). A sensibilidade de radiografia de tórax anormal foi de 90%. A curva enzimática mostra elevação de troponina e CPK-mb com queda precoce, caracterizando:

A
infarto agudo de miocárdio.
B
angina instável.
C
embolia pulmonar.
D
reperfusão coronariana.
A manobra de Pringle é realizada para o clampeamento da tríade portal através do forame de Winslow, promovendo um controle do sangramento proveniente:
Em relação à fisiopatologia da pré-eclâmpsia, pode-se afirmar que: I. a invasão do trofoblasto nas artérias espiraladas é incompleta; II. existe redução da ação de prostaciclina na circulação materna e aumento da ação do tromboxano; III. o volume plasmático, em relação à gestante normal, encontra-se contraído; IV. na pré-eclâmpsia a perfusão renal está aumentada. Das afirmações, somente estão corretas:
Em pacientes hospitalizados, os médicos necessitam estar atentos à influência de determinados fatores que interferem nos valores de exames laboratoriais sanguíneos e que não estão envolvidos diretamente com a doença. Com base no enunciado e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta.
Sobre o tema arritmias cardíacas, assinale a alternativa correta:
Compartilhar