Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Carlos, 65 anos, relata que seu irmão faleceu recentemente de dissecção aguda de aorta e pergunta ao médico se pode ter a mesma doença e se deve fazer exames. Nega hipertensão, diabetes ou cirurgias prévias. Uma meta-análise reviu estudos para avaliar a acurácia da história clínica, do exame físico e da radiografia de tórax no diagnóstico de dissecção aguda da aorta torácica. Alguns dos resultados encontrados foram: (1) dor torácica intensa de início súbito mostrou sensibilidade de 84%; (2)o sopro diastólico mostrou razão de verossimilhança positiva de 1,4; (3). A sensibilidade de radiografia de tórax anormal foi de 90%. A curva enzimática mostra elevação de troponina e CPK-mb com queda precoce, caracterizando:

A
infarto agudo de miocárdio.
B
angina instável.
C
embolia pulmonar.
D
reperfusão coronariana.
Um paciente vítima de trauma abdominal fechado em razão de um acidente automobilístico (colisão automóvel vs. anteparo) chega ao hospital em choque grau 3 e é levado imediatamente ao centro cirúrgico para tratamento. Na laparotomia evidencia-se uma lesão hepática grau 4 e, durante o ato operatório, observa-se que o paciente se apresenta em hipotermia, acidose e coagulopatia. Assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta nesse caso. (MATTOX, F.; MOORE. Trauma. 4th ed. p. 907. 2000)
O melhor exame para verificar o depósito de ferro num lactente é a dosagem de: (NELSON TRATADO DE PEDIATRIA)
Com relação à psicose puerperal, assinale a alternativa incorreta. (KAPLAN; SADOCK, Synopsis of Psychiatry. Tenth Edition. 2007)
A síndrome de Down (= trissomia do cromossomo 21) se caracteriza por:
Compartilhar