Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

Dermatologia

Roberto, 40 anos, tem viagem planejada há um ano com sua família para Disneylândia no próximo mês. Embora assintomático, procura seu médico para se certificar de que está bem.Tabagista de 40 maços/ano. O exame físico é normal, mas a radiografia de tórax apresenta nódulo pulmonar, de margens circunscritas, medindo menos de 1 cm em seu maior diâmetro, calcificado, localizado em lobo superior direito. O mesmo exame, realizado há 6 meses em avaliação periódica no emprego, mostrava lesão com características idênticas. A citologia oncótica do escarro é negativa. A investigação de possível tuberculose em atividade:

A
não é necessária
B
é feita com cultura do escarro
C
é confirmada na presença de PPD>10mm
D
Baseia-se na pesquisa de BAAR em 3 amostras de escarro
Paciente com 39 anos, imunocompetente, apresenta varicela com febre baixa e várias vesículas de distribuição universal. No dia seguinte, dá à luz um recém-nascido a termo. A conduta adequada em relação ao RN é:
A primeira manifestação clínica que pode estar presente na fibrose cística é:
Com o advento de novos métodos de diagnósticos, os tumores de origem renal passaram a ser estudados de forma mais objetiva e segura. Es ses métodos têm permitido que lesões antes não detectáveis possam ser observadas em sua fase inicial. Em relação aos tumores renais, é correto afirmar:
Assinale a alternativa INCORRETA, em relação à celulite pós-septal ou orbitária:
Compartilhar