Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Hematologia

Dermatologia

Dermatologia

Sabe-se que sarna, pediculose, tungíase e larva migrans cutânea são bastante comuns em nosso país, principalmente em comunidades carentes. Sobre essas ectoparasitoses, assinale a alternativa CORRETA:

A
O Sarcoptes scabiei var. hominis pode transmitir a febre maculosa.
B
Infestações pelo Pediculus humanus capitis podem ocasionar anemia ferropriva em crianças.
C
A infestação do piolho do corpo é mais comum em países de clima quente.
D
A ivermectina configura-se uma opção terapêutica eficaz e segura para adultos, crianças e gestantes.
Em uma paciente grávida a termo, em que está sendo realizada uma anestesia peridural lombar para uma cirurgia de cesariana, com injeção de 25 ml de solução de Lidocaína a 2% com Adrenalina, o aparecimento imediato de convulsão determina como primeira medida a
Paciente jovem deu entrada no pronto socorro com quadro de cólica renal à direita. Rapidamente houve melhora com sintomas com medicação e a tomografia computadorizada revelou cálculo de 5 mm no ureter proximal/médio com pouca dilatação das vias urinárias. Qual a melhor conduta inicial a ser seguida?
Anália, 58 anos, internada com febre, náusea e dor abdominal de forte intensidade em hipocôndrio direito com irradiação para o dorso há 36 horas, com piora nas últimas 12. Exame físico: FC 92bpm, FR 23 irpm, Tax 39ºC, dor abdominal intensa à palpação do hipocôndrio direito. Exames laboratoriais: leucograma: 19.000/mm3 (eosinófilos 0%, bastões 10%, segmentados 78%), bilirrubina total 1,2mg/dL, direta 0,7mg/gL, indireta 0,5mg/dL; EAS normal. Após duas semanas, Anália apresenta febre e calafrios e é reinternada. A hemocultura evidencia bacteremia por Gram negativo. O médico punciona a veia subclávia, inicia empiricamente ceftriaxona (1 g IV de 8/8h) e reposição volêmica. Não há melhora, mantendo febre e taquicardia e, 48 horas depois, o resultado da hemocultura é positivo para E.coli, sensível a ceftriaxone, cefotaxime e imipenem, e resistente a ceftazidime e aztreonam. A radiografia de tórax e o EAS são normais. A estratégia antimicrobiana adequada neste momento é:
Você recebe em seu consultório um lactente de 3 meses, nascido de termo, sem intercorrências na gestação e período neonatal. Ao exame físico apresenta as mãos sempre fechadas, não sorri e não sustenta a cabeça. Diante desse caso, qual é a conduta MAIS adequada?
Compartilhar