Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Hematologia

Dermatologia

Sabe-se que sarna, pediculose, tungíase e larva migrans cutânea são bastante comuns em nosso país, principalmente em comunidades carentes. Sobre essas ectoparasitoses, assinale a alternativa CORRETA:

A
O Sarcoptes scabiei var. hominis pode transmitir a febre maculosa.
B
Infestações pelo Pediculus humanus capitis podem ocasionar anemia ferropriva em crianças.
C
A infestação do piolho do corpo é mais comum em países de clima quente.
D
A ivermectina configura-se uma opção terapêutica eficaz e segura para adultos, crianças e gestantes.
Homem, 72 anos, procura o pronto-socorro com história de alteração de comportamento há 2 dias. O acompanhante afirma que o paciente faz tratamento com rivastigmina para quadro de alteração progressiva da memória e do pragmatismo há 3 anos, com diagnóstico de Mal de Alzheimer. Apesar do antecedente, a maneira como vem agindo neste período é muito diferente do seu habitual: não está dormindo à noite, apresenta inquietação psicomotora marcante e atitudes francamente bizarras. Exame psíquico: hipotenacidade, discurso tangencial e perplexidade. Às vezes fala e gesticula sozinho. Assinale a alternativa CORRETA:
Em pacientes cirróticos, a classificação de Child-Pugh é muito utilizada para a avaliação prognóstica pré-operatória da ressecção hepática. O paciente com dosagem sérica de bilirrubina de 1,5 mg/dl, albumina sérica de 4,0 g/dl, tempo de protrombina < 4s sobre o controle, ausência de ascite ou encefalopatia apresenta o seguinte escore de Child-Pugh:
A bradicardia ocorrida pela insuflação de CO2 durante uma colecistectomia videolaparoscópica deve ser tratada imediatamente com:
A procidência do reto se caracteriza por prolapso de:
Compartilhar