Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Hematologia

Pediatria Geral

Reumatologia

Sabendo que uma gota da solução de sulfato ferroso apresenta 1,25 mg de ferro elementar, quantas gotas por dia estaria mais correto recomendar para o tratamento de uma criança de 10 kg com anemia ferropriva?

A
10.
B
20.
C
40.
D
60.
E
80.
Sobre linfonodo sentinela podemos AFIRMAR que:
Uma mulher de 30 anos, com diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico, interna-se com queixas de edema ascendente de membros inferiores e aumento de volume abdominal. A pressão arterial é normal. Testes de função renal são normais. A albumina sérica é de 2,5 g/dl e a excreção urinária de proteínas de 3,2 g/dia. Qual é o procedimento mais indicado para o diagnóstico?
Mulher, 78 anos de idade, é trazida ao pronto atendimento pelo filho, referindo que ela apresentava esquecimento progressivo nos últimos 3 anos, além de não saber o dia da semana ou mês. Há 3 dias, iniciou quadro de diminuição da concentração, agressividade, pensamentos incoerentes com oscilação destes sintomas ao longo do dia. Ao exame clínico, apresentava-se corada, hidratada, afebril, eupneica, desorientada, com agitação psicomotora. Sem outras alterações no exame. A melhor opção terapêutica para o quadro agudo desta paciente é:
Gestante com 20 semanas de gestação vem à consulta rotineira de pré-natal mostrar os primeiros exames realizados como apresentado a seguir. Nega qualquer queixa no momento. Hemoglobina = 13,2 Hematócrito = 35 Leucócitos 9000 diferencial sem alterações; VDRL não reagente; Anti-HIV não reagente; HBsAg não reagente; Glicose 78; Anticorpos para Toxoplasmose IgG e IgM não reagentes; EQU: Leucócitos 3/campo e hemácias 2/campo; Urocultura: E coli > 100.000 Qual a melhor conduta diante destes resultados?
Compartilhar